Lazer, esporte e música serão a tônica do “Verão em Ilhéus”

Alegria, lazer, esporte, música e cultura, além de muito sol e 80 quilômetros do mais belo litoral da Bahia, serão mais uma vez os principais componentes do “Verão em Ilhéus”, cuja programação acaba de ser definida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo (Setur). A exemplo dos anos anteriores, a alta temporada ilheense terá início neste mês de dezembro e deverá se prolongar até o final do mês de fevereiro, contando com a presença de eventos criados há pouco tempo, como o ‘Ilhéus Fitness’, e de realizações tradicionais, como o Réveillon Popular e a Festa da Puxada do Mastro.

O “Ilhéus Fitness” acontece em um palco armado na avenida Soares Lopes, no período de dezembro a fevereiro, onde as principais academias da cidade fazem apresentações de dança e aulas de ginástica gratuitas. O espaço também costuma ser utilizado para a realização de um grande concurso de dança e para que a comunidade em geral tenha a oportunidade de mostrar seu talento. O “Ilhéus Fitness” é realizado com o apoio de atletas, profissionais da área de esporte e ligados ao setor de turismo.

Incluindo toldos, redes, traves e arquibancadas, o “Verão em Ilhéus” também contará com uma grande arena esportiva montada na avenida Soares Lopes com o objetivo de receber torneios variados de esportes de areia. Além dos turistas que visitam a cidade, poderão ser inscritas pessoas de todo o município. A Arena Esportiva é um evento que também acontecerá no período de dezembro a fevereiro do próximo ano.

Reveillon – Em parceria com o Governo do Estado, que arcará com os custos alusivos à montagem de palco, som e iluminação, além de uma atração musical, o Reveillon Popular de Ilhéus, mais uma vez, será uma bela opção para que ilheenses e turistas recebam ‘2010’ com muita alegria, axé e esperança. Considerado um dos pontos altos do Verão local, o evento acontecerá na avenida Soares Lopes (no estacionamento ao lado da Catedral de São Sebastião) e terá inicio às 22 horas do próximo dia 31. Ao lado disso, como acontece todos os anos, várias cabanas, restaurantes e casas noturnas estarão realizando suas festas e se integrando espontaneamente à programação.

O calendário festivo de Ilhéus trará ainda para este verão a Lavagem das Escadarias, que acontece no dia 16 de janeiro, em homenagem a São Sebastião, Padroeiro dos Estivadores e um dos três protetores da cidade. Entoando cânticos, as baianas lavam, com água de cheiro, as escadarias da Catedral de São Sebastião. A festa é antecedida por uma novena que se encerra na véspera do dia 20 (consagrado ao padroeiro). Os festejos são iniciados às 5 horas com alvorada, prosseguindo, depois, com celebração eucarística e procissão pelas principais ruas do centro da cidade. Na avenida Dois de Julho, serão armadas barracas típicas das festas de largo, sendo que, no período da noite, vários grupos afros e atrações regionais estarão se apresentando.

Puxada e Iemanjá - Duas outras festas tradicionais – Puxada do Mastro e Festa de Iemanjá – também estarão compondo a programação de eventos do “Verão em Ilhéus”. A “Puxada” é uma festa que vai da escolha da árvore até a queima do mastro na fogueira junina. O ponto alto ocorre no dia 20 de janeiro, quando milhares de pessoas reverenciam o santo, sempre com muita música e alegria. Já no dia 2 de fevereiro, o município realiza a Festa de Iemanjá, considerada por muitos como a maior manifestação pública do candomblé. Todos os anos, pessoas de várias etnias, crenças e religiões levam presentes para a Rainha das Águas, fazendo um pedido ou agradecendo uma graça alcançada. O evento, que já dura quase 30 anos, é marcado pelo som dos atabaques, pelos banhos de cheiro, pela distribuição de pipocas pelas baianas e pela procissão marítima realizada por várias embarcações em direção ao alto-mar.

Outro ponto alto do “Verão em Ilhéus” é a temporada de transatlânticos, que traz cruzeiristas de todo o mundo, todos os anos, à cidade de Jorge Amado, da Gabriela e dos antigos coronéis do cacau. Para esta temporada, segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia, já estão confirmadas 46 paradas no Porto de Ilhéus. A secretária municipal de Turismo, Ana Matilde da Hora, informa que o Posto de Informações, localizado ao lado da Catedral, na avenida Soares Lopes, já se encontra funcionando das 8 às 18 horas, de segunda a sábado, e das 10 às 16 horas, nos dias de domingo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)