Itapitanga comemora 49 anos de emancipação

Para celebrar os 49 anos de emancipação política e administrativa do município, a Prefeitura de Itapitanga iniciou a programação festiva na última sexta-feira (18). Às 17 horas, houve a entrega das obras de reforma total da Escola Municipal Ana Luíza. Até o dia da cidade, ontem, segunda-feira (21), houve ainda uma grande cavalgada e shows musicais. “Esperamos que a comunidade participe ativamente das comemorações”, disse o prefeito Dernival Dias Ferreira. A 4ª Cavalgada do Resgate, que aconteceu no domingo (20), e foi o ponto alto das celebrações alusivas ao aniversário de Itapitanga. A festa de montaria que começou às 11 horas reuniu cerca de mil cavaleiros e amazonas, além do público de cinco mil pessoas.

Os participantes da Cavalgada sairam de várias localidades rurais até o Centro da cidade, onde foram abençoados e de lá percorreram várias ruas. A partir das 15 horas, houve shows musicais com Ryan Girotto, Misael, Tony Fernandes e Arreio de Couro. “Nossa equipe de organização está trabalhando para que esta edição supere as anteriores”, declarou o prefeito Dernival, um apaixonado por cavalgadas.

Na segunda-feira (21) às 9 horas, data oficial da emancipação de Itapitanga, foi celebrada missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo padre Milton Santana. Hoje, terça-feira (22) às 17 horas, o governo municipal inaugura o Centro de Fisioterapia. E na quarta-feira (23), haverá a entrega da Cesta Básica do Natal Feliz. O evento acontece há cinco anos e, nesta edição, serão entregues 1.200 conjuntos de produtos e alimentos às famílias de baixa renda.

De Arraial do Baforé a “Pedra Vermelha” - Originada do antigo Arraial do Baforé, fundado em 1913 por Benedito Cardoso, Itapitanga foi palco de várias batalhas dos índios contra os “homens brancos”, que chegaram atraídos pela vocação das terras para a cacauicultura. Em 1933, o lugarejo tornou-se distrito de Ilhéus, e por ter muitas pedras e pitangueiras, seu nome foi alterado para Itapitanga, derivado das palavras indígenas “ita” (pedra) e “pitanga” (vermelha), significando “pedra vermelha”.

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itapitanga possui 10.376 habitantes espalhados pelo seu território de 410,422 quilômetros quadrados. Inserido na região sul baiana, o município está localizado a 449 quilômetros de Salvador. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapitanga)