Ilhéus comemora participação na Conferência Nacional de Saúde Ambiental

Após quatro dias de debate, terminou no Distrito Federal, a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA), coordenada pelos Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e das Cidades. Cerca de 1500 participantes, dentre eles, delegados, convidados e observadores internacionais, participaram do evento que definiu vinte e quatro diretrizes e quarenta e oito ações estratégicas para a construção da Primeira Política Nacional de Saúde Ambiental.

O coordenador Municipal de Saúde Ambiental, Waldemar Polycarpo participou do evento como um dos convidados e esteve entre a deleção baiana, integrada por quarenta e oito pessoas. Ele considerou que foi de grande importância a presença dos delegados e representantes e convidados da delegação baiana para a defesa das diretrizes e ações nas particularidades de seus territórios e estados. Além de Polycarpo, também estiveram representando Ilhéus, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Lessa e a presidente do Grupo Ação Ilhéus, Socorro Mendonça - Ação Ilhéus.

De acordo com Polycarpo as principais discussões e deliberações foram pela sistematização dos anseios generalizados por uma política de saúde ambiental, que atenda à necessidade de saneamento básico ambiental, correlacionado pelas interdependências da saúde, meio ambiente e os desafios sócio-econômicos. “É a Saúde ambiental entendida por um conceito mais amplo, que desafia velhas posturas e conhecimentos superados. Foi enxergada a necessidade de envolver mais um ministério nessa discussão, o da agricultura, no sentido de se discutir as políticas agrícolas e rural, para a melhoria da qualidade de vida dos povos, que habitam a extensa zona rural e das diferentes regiões e aptidões do Brasil”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)