Vitória da Conquista instrui professores sobre uso pedagógico da internet

O prefeito Guilherme Menezes pretende implantar acesso a internet em todas as escolas municipais até 2010.

Quase trinta professores da Rede Municipal de Ensino estão participando de um curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, cuja finalidade é informar sobre as formas possíveis de utilização do conteúdo pedagógico disponibilizado na internet pelo Ministério da Educação (MEC). O acesso a esse conteúdo é parte da implantação de laboratórios de informática nas escolas municipais de Vitória da Conquista, obtidos pela Prefeitura junto ao Governo Federal por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).

O curso foi oficialmente iniciado no último dia 11, no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (CAIC), ainda em caráter experimental. Com ele, a Secretaria pretende conscientizar os professores sobre o fato de que, com a chegada desses laboratórios, a internet pode vir a tornar-se uma importante ferramenta pedagógica capaz de gerar aulas mais interativas e atraentes para os alunos.

“Vivemos um momento em que o meio digital, cada vez mais, faz parte de nossas vidas”, disse o pedagogo Marcelo Ribeiro, um dos responsáveis pela área de Novas Tecnologias e Leitura, ligada ao Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

No que depender do Governo Municipal, os meios digitais em breve estarão ainda mais próximos ao cotidiano dos professores e alunos da rede de ensino do município. Foi isso que disse o secretário de Educação, Coriolano Moraes, ao mencionar que um dos planos do prefeito Guilherme Menezes é que, até dezembro de 2010, todas as escolas da rede estejam conectadas à internet. “É esse o grande desafio da nossa gestão”, resumiu.

No entanto, não basta que as escolas contenham laboratórios com computadores ligados à rede mundial. Da mesma forma que os outros profissionais presentes à solenidade, o secretário fez questão de enfatizar que os computadores dos laboratórios adquiridos por meio do ProInfo deverão ser utilizados unicamente para fins pedagógicos. (Prefeitura de Vitória da Conquista)