Itabuna recebe 1,3 mil frascos de insulina

A Secretaria da Saúde de Itabuna recebeu 1.000 frascos de insulina NPH e 300 frascos de insulina R, fornecidas pelo Governo Federal. Em contrapartida, o Estado e o Município disponibilizam as fitas de glicemia para os pacientes que necessitam do medicamento. As doses de insulina já estão disponíveis para os portadores de diabetes acompanhados pela unidade local do Hiperdia.

A chefe da Divisão Municipal de Assistência Farmacêutica, Cristina Câmera, explica que os dois tipos de insulina são importantes para o tratamento do diabético. “A insulina NPH é utilizada por quase todos os diabéticos insulinizados, já a insulina R apresenta uma ação rápida e deve ser aplicada antes das principais refeições”.

Toda pessoa que tem diagnosticado o diabetes é encaminhada para a unidade do Hiperdia, onde se dá o exame por um médico endocrinologista, que prescreve a dosagem de insulina necessária e as quantidades de medições de glicemia que precisam ser feitas diariamente. “O paciente já recebe a insulina e faz a triagem para o recebimento da tira de glicemia, que é um direito do diabético insulinizado”, salienta Cristina. A tira de glicemia é o recurso disponibilizado para o diabético fazer a dosagem glicêmica em casa.

A insulina é produzida pelo pâncreas, órgão responsável por regular os níveis de glicose no sangue. Função que ele executa por meio da insulina, hormônio responsável por fazer a glicose migrar do sangue para os tecidos, onde ela é utilizada pelas células para produzir energia. Se o pâncreas não for capaz de produzir insulina suficiente, o nível de glicose no sangue aumenta, provocando hiperglicemia. Em um paciente com diabetes, parte do excesso de glicose é eliminado na urina, o que provoca elevação em seu volume, desidratação e aumento da sede.

O diabetes é uma disfunção que, quando não tratada e controlada, pode ter consequências graves, como infarto do miocárdio, derrame cerebral, cegueira, impotência, insuficiência renal e até amputações de membros. Para pacientes nessa condição, a Secretaria da Saúde disponibiliza a unidade e programa Hiperdia para cadastro e acompanhamento realizado com todos os recursos necessários. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)