Prefeito e governador inauguram Centro Digital de Cidadania em Ilhéus dia 26

A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, em Ilhéus, foi uma das únicas escolhidas na região nordeste para sediar um importante projeto de inclusão digital do governo federal. O projeto 1185/2009 criado pela bibliotecária e diretora da Biblioteca, Regina Figueroa, solicitou a ampliação da sala para uso do público à internet, bem como a informatização completa da Biblioteca e no dia 16 de outubro recebeu aprovação do Ministério do Planejamento, que enviou à Ilhéus dez computadores, um servidor e uma impressora à jato de tinta, estrutura necessária para a implantação de um Centro Digital da Cidadania (CDC).

A solenidade de entrega dos equipamentos e inauguração do CDC acontece no próximo dia 26 às 17h e contará com as presenças do governador do estado, Jaques Wagner; do prefeito de Ilhéus; Newton Lima, dos secretários estaduais Márcio Meireles (Cultura) e Eduardo Ramos (Ciência e Tecnologia), da Coordenadora dos Centros de Digitais de Cidadania (CDC), Rúbia Carvalho; presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro e a representante da Gerência do Sistema de Bibliotecas (Gesb), Maria Cristina Santos, dentre outras autoridades já confirmadas. No mesmo dia, o governador Jaques Wagner e comitiva participam da abertura da terceira edição da Conferência Estadual de Cultura, que acontece no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, a partir das 20h.

Outra parceria com a Fundação Biblioteca Nacional vai garantir a implantação do sistema que disponibilizará todo o acervo da Biblioteca na internet, através da instalação de um moderno suporte de pesquisas: o catálogo on line, cujo lançamento acontece em seguida à inauguração do Centro. De acordo com a diretora do órgão, Regina Figueroa, vai aproximar ainda mais a biblioteca da população, permitindo acesso gratuito e mais eficiente ao acervo e maior comodidade aos usuários. Além da implantação do catálogo on line, a Fundação Biblioteca Nacional já disponibilizou trezentos títulos de obras da literatura infantil para Biblioteca Pública de Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)