Mutirão de cidadania beneficia moradores do bairro Teotônio Vilela

Os moradores do bairro Teotônio Vilela vão contar no dia 7 de novembro com o mutirão de cidadania, iniciativa coordenada pelas secretarias de Planejamento, Assistência Social e Trabalho, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, além da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). Estarão disponíveis atendimentos nas áreas de pediatria, odontologia, ginecologia, clínica geral, pré-natal, crescimento e desenvolvimento. Também o público irá contar com atendimentos de planejamento familiar, curativos, preventivos e aferições de pressão arterial voltado para o acompanhamento de diabéticos e hipertensos.

Os trabalhos serão desenvolvidos a partir das 8 horas, nas imediações do centro de saúde Dr. Euler Azaro e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Situado na zona oeste da cidade, o bairro Teotônio Vilela é um dos mais populosos de Ilhéus. De acordo o último censo demográfico o bairro conta atualmente com cerca de 30 mil habitantes.

O secretário municipal de Planejamento, Paulo Goulart, disse que como a população do bairro já conta com estrutura na área de saúde no espaço onde serão montados seis toldos, a idéia é ampliar esse serviço num só dia. “O mutirão é um programa que visa atingir cada vez mais pessoas. Vamos beneficiar a comunidade com atendimento pediátrico e odontológico, exames laboratoriais e coleta de sangue para a realização de teste na coordenação do DST/Aids”.

Em paralelo a essas ações técnicos da secretaria municipal de Saúde ministram palestras rápidas com aconselhamento sobre como evitar o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Haverá também distribuição de preservativos e folhetos explicativos com dados a respeito de diversas doenças. “A secretária Marleide Figueiredo irá colocar equipes para realizar exames do colo do útero, de mama, de sangue e testes de glicemia e colesterol”.

Outras ações – Paulo Goulart disse que o secretário Augusto Macedo, de Assistência Social e Trabalho coordenará equipes que farão atendimentos com serviços de aconselhamento, corte de cabelo, atualização de dados e cadastramento no programa Bolsa Família, encaminhamento para a retirada de segunda via da carteira de identidade e certidão de nascimento, dentre outras ações.

Já técnicos da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e Secretaria de Meio Ambiente vão mostrar a parte prática do projeto de educação ambiental desenvolvido no município. Durante todo o dia eles complementam as ações com palestras e distribuição de material informativo. A demonstração de como fazer barras de sabão utilizando sobras de óleo de cozinha é outro procedimento para ajudar no trabalho doméstico e na economia familiar dos moradores do bairro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)