Lauro de Freitas discute políticas públicas para a Defesa Civil

A prefeitura de Lauro de Freitas realiza nesta sexta-feira (13), a partir das 9h, a I Conferência Municipal de Defesa Civil, na Casa do Trabalhador. A intenção é reunir 200 representantes da sociedade civil para discutir o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, além de organizar a população na perspectiva de criar núcleos de defesa civil na comunidade. Esta será a primeira conferência municipal sobre o tema realizada na Bahia, da qual devem sair entre quatro e dez delegados para representar a cidade na conferência estadual.

O secretário de governo Ápio Vinagre ressalta que os alagamentos e os problemas das encostas estão entre os que mais preocupam na cidade. Ressalta, no entanto, que as discussões da Conferência não servirão para a indicação de obras pontuais, mas para estabelecer parâmetros e subsidiar a elaboração de políticas públicas. “A nossa intenção é debater políticas de defesa civil e as necessidades de investimento em prevenção como principal mote de quem faz defesa civil a sério”, disse Ápio.

A prevenção de desastres deve se basear nos investimentos em infraestrutura, como contenção de encostas, melhorias habitacionais e construção de novas unidades, de forma que sejam removidas as famílias que ainda estão em áreas de risco. Para a Comissão de Defesa Civil, a capacitação e o reaparelhamento da Coordenação Municipal de Defesa Civil como forma de prevenir desastres é prioridade. Na última reunião, a Comissão apresentou um balanço das ocorrências registradas entre março e abril, o que ajudou a definir a forma de aplicação dos recursos da ordem de R$ 7 milhões captados pela prefeitura junto ao Governo Federal.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)