Ilhéus ganha divulgação por toda a América

As belezas da praia de Batuba, no litoral sul de Ilhéus, sempre foram motivo de orgulho para a Bahia e o Brasil. Das águas de Olivença – região onde a praia está localizada – surgiram nomes como de Jojó de Olivença, bi-campeão brasileiro de surf (88 e 92), que se tornou símbolo do esporte e orgulho dos nativos que habitam o lugar. Agora, Batuba ganha o mundo. A realização do Mahalo Pan Surf Games & Music atraiu para o litoral sul de Ilhéus jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas estrangeiros. São mais de 15 profissionais que revelam em seus textos e em suas lentes o lugar aconchegante onde cerca de 200 surfistas do continente disputam o título de “Melhor das Américas” até o próximo domingo (15).

Pela Rede Mundial de Computadores, adeptos do surf em mais de 30 países acompanham em tempo real todas as provas da competição. Nas areias de Batuba, jornalistas de várias partes das Américas circulam diariamente em busca de informações. Um Comitê de Imprensa foi instalado no local da competição para atender a demanda. O jornalista argentino Sebastián Chacón “alimenta” diariamente o site da Pasa (Associação Panamericana de Surf) e diz que o intercâmbio é fundamental para a divulgação do esporte pela América. Pela primeira vez no Brasil, a jornalista costariquenha Bárbara Campos achou o local muito parecido com as praias da América Central. O contato com a população nativa de Olivença também é elogiado por ela. “Levo uma boa impressão das pessoas e da comida brasileira”, revelou.

O produtor de vídeo Rodrigo Mariano também acompanha o Mahalo Pan Surf Games & Music. Ele tem percorrido o mundo elaborando um vídeodocumentário para a Confederação Brasileira de Surf que tem como grande objetivo promover o surf junto aos organismos mundiais do esporte. “A nossa meta é transformar o surf em esporte olímpico”, explica. O Mahalo Pan Surf Games & Music também conta com a cobertura dos mais importantes sites especializados no Brasil. O “Surfbahia” (www.surfbahia.com.br) é um deles. O site tem, em média, 40 mil acessos por dia. Além do Brasil, acompanham as atualizações sobre a competição, internautas de países como Portugal, Austrália, Chile, Peru, Irlanda e Nova Zelândia. “Ontem (quarta) tivemos acesso até do Marrocos”, comemora o jornalista João Carlos Costa.

Efeitos na economia - A Confederação Brasileira de Surf quer saber que impactos positivos o evento traz para a economia de Ilhéus e da região. Para isso contratou uma pesquisa de mercado que está sendo realizada nas imediações do evento. Um grupo de estudantes do curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) coleta informações. A idéia, segundo a coordenadora, professora Aline Souza, é ter um diagnóstico sobre a origem, os objetivos dos visitantes e a dimensão da importância sócio-econômica do evento para o sul da Bahia.

Somente para o encerramento do evento, está sendo esperado um público estimado em 10 mil pessoas para acompanhar as finais, no domingo, e, sábado, curtir os shows da banda “Natiruts”, que inicia em Ilhéus a turnê com o novo DVD; “Cidade Negra”, “Lordão” e “Levaê”. Os ingressos para o pacote de shows custam R$ 25 e já podem ser adquiridos na “Banca do Karioca”, em Ilhéus; nas lojas “Back Door” e na Central de Eventos, em Itabuna.

O Mahalo Pan Surf Games & Music é coordenado pelas empresas Dendê e Axé Mix Produções, conta com o patrocínio máster da Bahia Mineração, do Governo da Bahia e Petrobrás, com apoio da Federação Bahiana de Surf, Bahiatursa, Azul Linhas Aéreas e Prefeitura de Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)