Itabuna é selecionada para receber 15 milhões do FNHIS

Projeto habitacional da Prefeitura Municipal de Itabuna foi selecionado para receber recursos provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, foi representado pelo diretor de Projetos e Engenharia, Marcos Allan Farias, que esteve em Brasília, na terça-feira (10), para participar da solenidade de assinatura do protocolo de cooperação.

A verba, no valor de aproximadamente R$ 15 milhões, será destinada à execução de obras e serviços relativos a projetos de urbanização, regularização e integração de assentamentos precários. O projeto executivo, apresentado pela secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), prevê melhorias habitacionais nos bairros Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, São Pedro, Maria Pinheiro, Zizo, Fonseca e Novo Fonseca.

Segundo o diretor de Projetos e Engenharia da Sedur, Marcos Allan Farias, o projeto abrange a construção de 800 unidades habitacionais, além de pavimentação, drenagem e obras de esgotamento sanitário. “O trabalho envolve, além da moradia, a infraestrutura da área atendida, considerando critérios ambientais”, diz o diretor. Ele ainda acrescenta que a Bahia teve 10 propostas selecionadas, sendo três destinadas para Salvador e as sete restantes para os demais municípios baianos.

“Itabuna ficou entre os sete municípios contemplados, porque apresentamos um projeto consistente, além do que as obras habitacionais do município estão sendo realizadas a contento e os contratos firmados estão sendo honrados”, destaca Marcos Allan.

O próximo passo será o encaminhamento da documentação relativa à proposta para a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela análise e aprovação do projeto técnico e demais documentos. O FNHIS tem o objetivo principal de implementar políticas públicas e programas que promovam acesso a moradias para a população de baixa renda. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)