Postos de saúde fechados, falta de medicamentos, de material de expediente e até de material de limpeza. Esse foi o quadro desolador da saúde de Coaraci, encontrado pela prefeita Josefina Castro, em janeiro deste ano. Para piorar, a com a demissão de médicos nos dois últimos meses de 2008, a população ficou sem atendimento, o que causou um colapso na saúde pública do município.
Hoje, passados oito meses da nova administração, após as medidas emergenciais tomadas pela prefeitura, a população teve aliviado um sofrimento que durou os últimos quatro anos, com agravamento no fim do governo passado. Os postos de Saúde foram reabertos, foram contratados novos médicos e enfermeiros, a prefeitura adquiriu medicamentos e todo material necessário para o pleno funcionamento das Unidades de Saúde. A mudança é visível em toda a cidade.
Entre as ações adotadas, destacam-se a reabertura, reforma e compra de equipamentos para o Centro de Fisioterapia Dr. Themístocles Azevedo; reforma da Unidade de Saúde do distrito de São Roque; abertura da Unidade de Saúde da Família do bairro Jóia do Almada; contratação de um médico psiquiatra e psicólogo para o Caps.
Ainda foram contratados um professor de Educação Física para o Centro de Fisioterapia; médicos especialistas: pediatra, urologista, ginecologista, médico clínico, otorrinolaringologista e gastroenterologista para atendimento no Centro de Saúde Dr. Angelo Brito; e quatro médicos para todas as Unidades de Saúde da Família.
O transporte de pacientes para o Centro de Fisioterapia foi normalizado, com a recuperação do veículo que serve naquela unidade. Também foi adquirido um veículo Fiat Uno para apoio às ações da secretaria da Saúde.
Ações integradas - O Governo da Cidadania também vem desenvolvendo ações integradas com as diversas secretarias municipais, a exemplo das obras de saneamento básico no bairro Maria Gabriela, que ajudam a melhorar os indicadores da saúde pública no município.
Com o planejamento visando os próximos anos dessa administração, os serviços públicos de saúde ainda serão ampliados. “Planejando e usando os recursos financeiros transferidos pelo Governo Federal com responsabilidade, conseguiremos avançar muito mais”, afirma a prefeita Josefina Castro. A prefeita também destaca o trabalho do Conselho Municipal de Saúde, que garante e amplia o controle social dos atos do Município. “Tudo que resulta numa melhor prestação dos serviços à população deve ter apoio do município, e é assim que agimos”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Coaraci)