Primeiro mutirão pela paz será realizado no bairro de Fátima

Definir os bairros e as datas para os dois primeiros mutirões do Pacto Contra a Violência em Itabuna foi o propósito da reunião dos grupos de trabalho realizada quinta-feira (13), na sala de comissões técnicas da Câmara Municipal de Vereadores. Estiveram presentes representantes do Executivo, entidades de segurança social, religiosos e de instituições educacionais.

O primeiro mutirão pela paz, como serão denominadas essas ações específicas do pacto, será promovido no bairro de Fátima, no dia 12 de setembro, das 8 às 15 horas. Além de uma posição geográfica que facilita o acesso de moradores de áreas adjacentes, o bairro de Fátima foi escolhido devido à apresentação de dados da Polícia Militar que o apontam como uma região com alto índice de violência na cidade.

O segundo bairro atendido será o Corbiniano Freire, dia 17 de outubro. Mas antes dessa segunda ação, os representantes das diversas instituições envolvidas no pacto vão avaliar a intervenção no bairro de Fátima, durante almoço oferecido pelo Grupo de Ação Comunitária (GAC), dia 17 de setembro, no Itabuna Palace Hotel. O objetivo é corrigir possíveis falhas ocorridas durante a atuação.

Segundo o chefe de gabinete, Ivann Krebs, que representou a administração municipal, o poder público vai fazer um levantamento do bairro de Fátima para limitar as ruas, no sentido de poder equacionar a distribuição dos serviços que serão prestados no mutirão. Ele explicou que os grupos já apresentaram sugestões que foram analisadas, sintetizadas e aprovadas previamente. “O próximo passo é o retorno dessas sugestões aos seus autores, para que eles façam um organograma de como serão disponibilizados os serviços para a comunidade, pois somente assim o mutirão poderá ser organizado”, concluiu.

Durante a reunião, também ficou designado que a diretora acadêmica da Unime, professora Andréia Andrade Sauer e a coordenadora de Extensão da FTC, professora Valéria Ettinger, juntamente com outros voluntários, desenvolverão o projeto do programa para que as ações sejam desempenhadas numa sequencia lógica e previamente estabelecidas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)