Livro vai subsidiar o combate à exploração sexual infanto-juvenil

Representantes de centros de proteção à criança e ao adolescente de Itabuna e vários municípios da região sul da Bahia vão participar, nesta terça-feira (18), do lançamento do livro Viva Maria! Viva João! Construindo Estratégias de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que vai acontecer na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), às 8h30min. O evento está sendo organizado pela secretaria de Assistência Social de Itabuna.

O livro, produzido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (CEDECA-BA), em parceria com a Unesco, por meio do Projeto Criança Esperança, é composto por oito artigos que narram experiências bem-sucedidas de enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil realizadas no Brasil, como o Programa de Ações Integradas e Referências de Enfretamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil em Território Brasileiro (PAIR).

Segundo o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Itabuna (CREAS), Edson Brás, os relatos do livro servirão de subsídios para as equipes técnicas que atendem casos de violência sexual (abuso e exploração) contra crianças e adolescentes. “Estamos mobilizados para divulgar uma obra que só tem a contribuir com o trabalho desenvolvido em defesa da criança e do adolescente” diz ele.

Na programação do lançamento, consta a apresentação de teatro do grupo Encantarte que vai abordar o tema gravidez na adolescência, além de momento para a distribuição gratuita de exemplares para os representantes das diversas instituições que participarão do evento.

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan é uma organização não-governamental (ONG) que tem como missão enfrentar todas as formas e manifestações de violência contra crianças e adolescentes, sobretudo contra a vida e a integridade física e psicológica. Atua através de seu Programa de Defesa e Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, desenvolvendo mecanismos de proteção jurídico-social, de prevenção e de atendimento direto às crianças, adolescentes e seus familiares em situação de violência sexual e homicídios. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)