Itabuna realiza oficinas sobre pacto de gestão da saúde

A partir de hoje, dia 4, equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e do Ministério da Saúde estarão participando de oficinas com técnicos da Secretaria Municipal da Saúde visando a implementação do pacto de gestão dos serviços em Itabuna. A informação é do vice-prefeito e secretário da Saúde, Antônio Vieira, que está convocando todo o efetivo de atenção básica, média e alta complexidade, regulação, vigilância epidemiológica e planejamento para o ciclo de reuniões a ser iniciado à partir das 9 horas, no Itabuna Palace Hotel.

Antônio Vieira também tem uma avaliação positiva da última reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), semana passada, em Salvador, quando o titular da Sesab, Jorge Sola foi cobrado para a implantação de mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. O projeto prevê a instalação de 10 leitos de UTI para adultos e outras 10 para crianças, com a disponibilização de todo o equipamento necessário.

Para o secretário municipal da Saúde, a ampliação do número de leitos de UTI atende a uma necessidade do HBLEM, que hoje dispõe apenas de 15 leitos contratados pelo SUS para atendimento de pacientes de Itabuna e de 101 municípios pactuados com a prestação deste serviço. Anunciou ainda que já está em fase de licitação pela Sesab de uma UTI móvel, que vem sendo reivindicada desde o inicio do governo do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo.

Ao avaliar como positiva a reunião em Salvador, Vieira destacou ainda a confirmação da implantação em Itabuna de um laboratório vinculado ao Lacen, o que vai permitir acelerar a realização de sorologias e exames mais sofisticados e apenas realizados em Salvador. Na mesma reunião foi decidida a implantação de um banco de sangue para o Hospital de Base, considerado importante não apenas para urgências e emergências, como também para facilitar a instalação em breve de um centro especial para atendimento de portadores de anemia falciforme.

Para o secretário da Saúde foi ainda acertada na reunião da CIB a liberação de cirurgias cardíacas do SUS para Itabuna, o que depende agora apenas da homologação junto ao Ministério da Saúde. Foi anunciado que até o próximo ano, durante os festejos do centenário da cidade, Itabuna estará inaugurando a Unidade de Pronto Atendimento, que vai funcionar como uma espécie de Pronto Socorro no bairro Jaçanã. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).