Iguai faz festa de cinco dias

O município de Iguaí, localizado na região sudoeste, possui uma grande quantidade de cachoeiras e rios. Daí seu nome significar “fonte de beber água”. E é nesta localidade que vai acontecer de 03 a 07 de setembro a festa da cidade reunindo exposição agropecuária, show com diversos artistas, inaugurações e o desfile cívico.

A 1ª Exposição Agropecuária de Iguai vai acontecer de 03 a 06 de setembro com leilões, vaquejada, competições de animais no Parque de Exposições Edgard Lobo. Dia do Evangélico acontece logo no primeiro dia da festa (03), com Marcha Evangélica (17h), louvor com a banda Jeová Nissi (19h) e pregação com o padre Marco Feliciano. No dia 04 está programado novos shows, desta vez com Sérgio Reis (23h), Banda Avelã da Bahia (01h) e Rony Moreno (03h). No dia 05 apresentação do Grupo Teatral Cabana da Ponte (20h), show com Netinho do Forró (23h), Banda Lordão (01h) e Chinelo Suado (03h).

O dia 05 de setembro foi programado diversas inaugurações como sede da Área de Proteção Ambiental (APA), lavandeira comunitária no Bairro Netanias, duas salas de aula no Núcleo – Bairro Netanias, sede da Secretaria de Ação Social, calçamento da Rua Zacarias Mato, e a entrega de nove veículos adquiridos com recursos próprios. No dia 06 a partir das 09h, Primeiro Trilhão de Motocross de Iguaí, apresentação do Grupo Bate Lata (20h), show com Saia Rodada (23h), banda Baby Dool (01h) e Mário Aguiar (03h).

No dia da Independência, sete de setembro, haverá desfile cívico com escolas de Iguaí (14h), apresentação de fanfarras (17h), show com banda Vera Cruz (22h), Raul Seixas Cover (meia noite), Boiwg do Aloprado (01h30) e Cheiro Verde (03h).

Iguaí está localizada as margens da BA-262 entre os municípios de Nova Canaã e Ibicui. O visitante pode ficar hospedado nas fazendas da região, tendo contato direto com a vida no campo e aproveitando as trilhas e passeios nas montanhas, matas verdes, vales e serras. Os roteiros das cachoeiras são os que mais atraem os desbravadores do turismo de Iguaí. Geralmente, o visitante sai às 7h e passa quase um dia inteiro percorrendo trilhas de mata nativa. Um roteiro muito praticado é o da Cachoeira do Esmeraldino, passando pelas quedas do Dino, Bequinha, Cai N''Água, Três Quedas dos Maias e do Argentino. A prefeitura está incrementando o turismo e conscientizando a população local para a preservação das reservas da Mata Atlântica e as nascentes de rios.