O município de Rio Real é responsável pela maior produção de laranjas do Estado. Fica em segundo lugar nacional, depois da cidade de Itápolis, em São Paulo. Rio Real possui 25 mil hectares de área plantada e produção anual de 500 mil toneladas de laranjas. De acordo com o secretário de Agricultura do município, Antônio Luiz Silva, o município espera uma produção de 300 mil toneladas. O secretário ainda afirmou que a prefeitura orienta o produtor local a fazer subsolagem no plantio. "Com essa técnica, a planta resiste um pouco mais à estiagem porque a água da chuva fica armazenada no subsolo", explica.
O município é fornecedor de laranjas para vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, mas a maior quantidade vai para os estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. Dados da Secretaria de Agricultura do Estado apontam a Bahia como o segundo produtor nacional de laranja, em 2007.
Para desenvolver o fortalecimento da cultura de laranja, o município conta com o apoio da Coopealnor (Cooperativa de agroecologia e comércio justo), que além de produzir laranjas, produz também maracujá, coco verde, abacaxi, mandioca e abóbora. Quase todos possuem árvores frutíferas. Em 2008, a Bahia exportou pela primeira vez o suco de laranja, para a Holanda. A cooperativa vende também para Bélgica e Alemanha.