Projeto de recuperação do aterro de Itariri é apresentado à equipe de Limpeza Urbana

O projeto de recuperação e gestão do aterro sanitário de Itariri foi apresentado por técnicos da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia) na manhã de ontem (16), no salão nobre do Palácio Paranaguá, à equipe de trabalho da Limpeza Pública de Ilhéus. O equipamento, que se encontra em processo de requalificação física e gerencial, já está sendo beneficiado por algumas medidas emergenciais, como a construção de uma unidade provisória (galpão) e a reforma da sede administrativa local. A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Serviços Públicos, Carlos Freitas; de Planejamento e Infraestrutura, Paulo Goulart, de Meio Ambiente, Antônio Olímpio, de Governo, José Nazal, e de Fazenda, Gilvan Tavares.

Durante a apresentação, a representante da Conder, Fátima Espinheira, explicou detalhes do Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário, chamando a atenção para alguns aspectos físicos, econômicos e sociais.”Queremos construir um modelo sustentável capaz de melhorar a qualidade de vida da população em geral. Para isso, é fundamental, entre outras coisas, uniformizarmos o projeto e promovermos a inserção social dos catadores de lixo”, afirmou. Já a técnica Lícia Silveira, também do Conder, declarou que um projeto de gestão se constrói de forma conjunta e levando em consideração, sempre que for possível, alguns princípios universais, como “reduzir ao máximo a geração de lixo e aumentar a vida útil do aterro”, acrescentou a técnica.

O projeto de recuperação e gestão do aterro sanitário de Itariri valoriza a inserção social dos 120 catadores de lixo que, atualmente, trabalham no local. A idéia é fazer com que eles sejam beneficiados por programas sociais e por um projeto que prevê a construção de galpões voltados para a coleta seletiva. Lícia Silveira lembra que a questão também passa pela formação de uma grande parceria com a sociedade ilheense, envolvendo a população e os diversos segmentos organizados. “Se, por exemplo, a população e os comerciantes locais passarem a separar o lixo reciclável do lixo orgânico já obteremos um grande e importante avanço”, comentou a técnica.

Visita - Também estiveram presentes à apresentação do projeto de recuperação e gestão do aterro sanitário de Itariri representantes da Saga Engenharia, empresa responsável pela execução do trabalho, e da Marquise, entidade que coordenará as operações do futuro aterro. No final da manhã, os participantes da reunião foram visitar o aterro sanitário para verificar o andamento das obras do galpão e do prédio administrativo. Amanhã, dia 17, os técnicos da Conder voltam a participar de uma reunião com representantes da Prefeitura de Ilhéus com a finalidade de elaborar um documento com os compromissos assumidos e com o resultado da missão à Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)