Grande público prestigia abertura da Conferência Municipal de Educação

Ilhéus passou a integrar a lista de municípios brasileiros que já iniciou as discussões para a Conferência Nacional de Educação em âmbito municipal. A abertura da Conferência Municipal de Educação aconteceu no início da noite desta quarta-feira (15) no Teatro Municipal de Ilhéus, tendo como tema central “O direito a uma educação de qualidade”. Durante os três dias, serão discutidas e definidas as diretrizes que serão levadas à discussão durante o encontro estadual, bem como a eleição dos delegados que representarão a cidade.

Além de coordenadores, educadores, estudantes e pais de alunos a cerimônia de abertura da Conferência Municipal de Educação contou com as presenças de representantes da Câmara de Vereadores, Poder Executivo, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), FUNDEB, CAE, CMDCA, Conselho Tutelar, Ministério Público e Faculdade de Ilhéus. Entre os convidados a compor a mesa estavam o vice-prefeito de Ilhéus, Mário-Alexandre; o diretor da 6ª Diretoria Regional de Educação, Ednei Mendonça, a promotora de Justiça, Karina Cherubini; a presidente da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), vereadora Carmelita Ângela; a representante das escolas particulares de Ilhéus, a educadora Neide Silveira e o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel.

Durante a abertura Sebastião Maciel lembrou do desafio de construir uma sociedade formada por cidadãos éticos através de uma educação socialmente referenciada. A primeira palestra da Conferência foi proferida pelo presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) que abordou o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado da Educação – o viés do Regime de Colaboração”. Os convidados participaram ainda da aprovação do Regimento da Conferência e finalizaram a noite com coquetel de encerramento do primeiro dia de atividades.

Após a abertura o trabalho prossegue no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães nestas quinta (16) e sexta-feira (17) durante todo o dia, e de acordo com o secretário de Educação, Sebastião Maciel, serão dois dias de intenso debate entre os educadores, coordenadores e sociedade civil organizada com o objetivo maior de “discutir os rumos e principais necessidades da educação em nosso município para integrá-los na conferência estadual, e logo em seguida, a nacional, que acontece em abril do próximo ano, em Brasília (DF)”.

Pela manhã nesta quinta-feira (16) os conferencistas participaram de sessões compartilhadas para discussão de oito eixos temáticos da Conae, entre eles ‘Formação e valorização dos professores da Educação’, ‘Financiamento da Educação e Controle Social’ e ‘Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, diversidade e igualdade’. Á tarde está programada a formação de grupos de trabalho e definição de propostas dos eixos temáticos. Para a sexta-feira (17), último dia da conferência, estão previstos plenária temática com a apresentação da síntese dos trabalhos de grupo por eixos temáticos, das 8:30h às 11:30h; votação das propostas por eixos temáticos das 13h às 16h, eleição dos delegados das 16h às 17h e cerimônia de encerramento às 17h. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)