Itororó comemora avanços após seis meses de governo

O município de Itororó tem inúmeros motivos para comemorar após seis meses do início da atual administração. A avaliação é do prefeito Adroaldo Almeida, que destaca avanços em todas as áreas, como educação, saúde, esportes, assistência social entre outras. Um balanço com as principais ações dessa gestão, divulgado esta semana pela prefeitura, coincide com a avaliação altamente positiva – 83,5% – que o governo teve em uma pesquisa realizada no município no início deste mês.

Na educação o governo de Itororó destaca o investimento em ações básicas, como aquisição do fardamento escolar para os alunos da rede, e em obras maiores, como a construção e reforma imóveis ligados à secretaria. “Alugamos um prédio novo da secretaria, novas creches, reformamos os colégios municipais. Equipamos creches e escolas, para citar algumas ações”, afirma o prefeito Adroaldo Almeida (PT).

Quem também destaca os avanços na educação é a vice-prefeita, Delmara Brito (PMDB). “Na parte pedagógica realizamos uma jornada para 200 profissionais da educação, que serviu para motivar a categoria e colocá-la como parceira deste novo momento para a educação que é a gestão do prefeito Adroaldo Almeida”, lembra a vice-prefeita.

Outras ações foram a implantação dos cursos do CETEP (Enfermagem, Agroecologia, Agroindústria, eletroeletrônica, cooperativismo), do Centro Digital de Cidadania (CDC) do Carlos Santana, a extensão da UESB, curso pré-vestibular Universidade para todos, Senar projeto Renascer, Pró-jovem urbano (com 200 vagas e bolsa de R$ 100,00). “Não podemos esquecer a garantia do piso salarial do professor, que teve reajuste de 14,45%”, observa a vice-prefeita Delmara Brito.

A secretaria da Saúde também comemora avanços para o município. Entre as ações, destacam-se a aquisição de um automóvel e duas ambulâncias para o município, mutirão contra a dengue, contratação de seis enfermeiros de nível superior, um odontólogo, uma bioquímica, fisioterapeuta, dois médicos e auxiliares, parceria com o hospital local. “Agora temos ultrossonografia, reativação da unidade móvel de saúde, parceria com a clínica DayHorc, PSF no Loteamento, CAPS, entre outros serviços, como mutirão da catarata, doação de exames, consultas e remédios”, enumera Adroaldo Almeida.

Cultura - O São João deste ano em Itororó foi o melhor de todos os tempos, pontua o prefeito. Para ele, o Festsol agitou o município, mas teve uma parceria importante com a população, que recebeu bem os visitantes, que saíram encantados com a festa e com a gente da cidade. “Foi a melhor festa de São João de todos os tempos. Mas queremos fazer ainda melhores, porque não se trata apenas de uma festa, mas de uma marca do município, é geração de empregos e renda para a nossa população”, avalia Adroaldo.

Ele destaca ainda, na área da Cultura, a realização do reveillon, Concurso de Poesias, Dia Mundial da Água, Festa das Mães em Rio do Meio, prévia do Festsol em Rio do Meio, prévia em Salvador, Garota Festsol, Festsol Filé e o São Pedro de Itati. “Firmamos parceria com a Fundação Cultural Cabana da Ponte, implantamos os programas Conversa com o Prefeito, Cred Amigo, Comitê de Ação Pela Responsabilidade Sócio Ambiental, Jardim das Realizações e uma ação que acho que suma importância: a desativação dos lixões”.

Outras ações - Administração: Atendimento pela manhã e à tarde, apoio à segurança pública, posse de concursados, contratação de pessoal, 103 licitações, assistência judiciária e Ouvidoria, doação de terreno para INSS, aumento salarial (5,9%), individualização do FGTS e seminário de planejamento estratégico.

Urbanismo: Aquisição de 1.000 lâmpadas, mutirão pela limpeza pública, operação tapa buracos, reforma de todos os prédios públicos (colégios, cemitérios, rodoviária, matadouros), urbanização do lote Gameleira, 22 metros de esgoto da rua Naomar, em Itati, cascalho nos ramais do Sossego e Vela Branca, recuperação da estrada do Pau e Corada-Itati, disponibilização de caminhão triturador e compactador de lixo.

Desenvolvimento Social: imóveis para a secretaria e para o CRAS/Creas, doação de cobertores, carteiras de idosos, passagens, urnas funerárias, material de construção, aluguéis, cestas básicas, medicamentos, programa Bolsa Família, oficinas educativas e de geração de renda e implantação do Telecentro do Doce Vida
Agricultura: PAA (inclusão de 40 agricultores), sementes para produtores (milho e feijão), projeto Despertar, Casa da Agricultura Familiar, EBDA no PAT.

Desenvolvimento Econômico: apoio a implantação de empreendimentos, como a pedreira de Lúcia Galvão e cerâmica no Rio do Meio, CrediAmigo do BNB no PAT, instalação do CrediBahia, curso de implantação de boas práticas, logística da rodoviária, pólo de confecção.

Esporte: Campeonato inter-bairros da urbis, Campeonato Municipal 1ª Divisão e Juvenil, Campeonato Distrital de Itati, Campeonato Distrital do Rio do Meio e recuperação do estádio Odilon Pompílio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)