Educação pelo esporte promove inclusão social

Promover a educação e a inclusão social, através da prática esportiva, além de identificar talentos no vôlei. Este é o objetivo do projeto Educação pelo Esporte, que visa atender 400 jovens de Camaçari com aulas de vôlei. O esporte é desenvolvido na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Este ano, 170 alunos estão matriculados no projeto, que funciona todas as terças e quintas-feira, das 7h às 9h e 14h às 16h. Os atletas ganham fardamento com camisa, short, tênis e garrafas térmicas de água.
A iniciativa é uma parceria do complexo de inclusão social com as empresas Braskem e Tigre. O ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico, Giovane Gáveo, é o padrinho do projeto. Professores de educação física da Cidade do Saber fizeram curso de capacitação em Santa Catarina, Florianópolis, com a comissão técnica da equipe de vôlei do Unisul Esporte Clube e com ex-jogador da seleção brasileira de vôlei.
As técnicas aprendidas pelos profissionais são passadas para os alunos dos quatros núcleos do projeto, situados em Monte Gordo, Vila de Abrantes, no CAIC (Centro de Atendimento Integral a Criança), no bairro Phoc 1 e na Cidade do Saber. A partir dos núcleos, é possível identificar os talentos e formar grupos de jogadores de qualidade, através de treinamento e intercâmbio com outras equipes de vôlei. A Cidade do Saber foi escolhida pelos patrocinadores, por dispor de um espaço adequado, equipe de professores qualificados e interação com a população. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)