Ibicaraí realiza segunda etapa do Plano habitacional

Com o objetivo de mapear a zona rural e a sede do município, Ibicaraí inicia a segunda etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social, censo e recadastramento imobiliário. O processo contempla três etapas: proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação. O resultado será o conjunto de metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.

Os trabalhos em Ibicaraí começaram pelos distritos, tendo como ponto de partida o distrito do Cajueiro. As informações serão inseridas no cadastro nacional, diferenciando as zonas rurais e terrenos de fazendas e loteamentos. “Temos um cadastro de sete mil imóveis, o que não reflete a atual realidade do município, que detêm muita área construída”, informou o prefeito Lenildo Santana.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação (SNHIS), cujo foco é o planejamento das ações do setor habitacional a fim de garantir o acesso à moradia digna. Os municípios têm até 2010 para concluir o levantamento e encaminhar as informações para o Ministério das Cidades. Reunindo esses dados, será aberta a possibilidade de solicitação de recursos para aplicação nas áreas de habitação e urbanismo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)