Definida agenda para a reativação do aeroporto

A possibilidade de reativação do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, com uma pista pavimentada de 1.520 metros, foi discutida pelo o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, durante audiência com representantes do Ministério Público, Derba, diretores do Aeroclube de Itabuna e do Sindicom. A possibilidade de um entendimento entre prefeitura e o Derba para suspensão de uma ação judicial foi condicionada a uma inspeção futura da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), recomendando as medidas técnicas necessárias e viabilidade da reabertura da pista.

Ao informar que está disposto a contribuir com ações voltadas para o desenvolvimento de Itabuna, o Capitão Azevedo manifestou sua preocupação com relação às questões de segurança do aeroporto, cuja pista foi interditada em função do trânsito de moradores de áreas vizinhas que derrubaram parcialmente um muro construído pelo governo do Estado. Azevedo falou sobre a ação judicial em andamento, cujo fim poderá ser negociado a depender do relatório técnico da Anac informando sobre as condições operacionais e de segurança do aeroporto.

O promotor Cloadoaldo Anunciação considerou a reunião o primeiro passo para a solução de um problema que interessa à comunidade e ao próprio desenvolvimento de Itabuna, que se fortaleceria como pólo regional. “O aeroporto tem uma pista em excelentes condições e atenderia à demanda de transporte regional de passageiros, além da remoção de pacientes em estado grave para atendimento nos grandes centros do país”, ressalvou.

O promotor defendeu uma saída negociada para o impasse entre a prefeitura e o Derba, que discutem na justiça a posse do aeroporto, atuando se preciso como intermediário no processo. “Nosso interesse é de contribuir para o entendimento e também para a construção de uma cidade mais humana e mais justa”. Lembrou ainda que a recuperação do aeroporto é mais barato do que a construção de uma unidade similar do mesmo porte, o que teria um custo elevado em função da desapropriação de terras e das obras de engenharia. Outro problema seria a remoção de famílias que ocuparam diversas casas em construção na própria pista.

O representante do Derba, Almiro Vivas Mendes, considerou o encontro proveitoso e um passo inicial para a recuperação do Tertulino Guedes de Pinho. “É um absurdo que um aeroporto desse porte esteja fechado e sem nenhuma utilização”, disse. Ele acredita que a reunião resulta na abertura de um canal permanente de diálogo e que poderá solucionar não apenas uma questão que está no âmbito judicial, como também na remoção de 15 casas ocupadas por invasores.

O presidente do Aeroclube de Itabuna, Francisco de Assis Lima Menezes, que estava acompanhado do secretário da entidade, Olívio José Bispo de Oliveira, e do diretor de relações públicas, Ewerton Macedo Filho, informou que o aeroporto de Itabuna tem condições de receber vôos de empresas regionais como a Trip, que pode colocar uma base de operações em Itabuna, como também operar com táxis aéreos e aviões para a remoção de pacientes em estado grave para a capital do Estado. Informou ainda que o próximo passo deverá ser dado ainda nos próximos dias, quando o Derba solicitar a inspeção da Anac.

O presidente do Sindicato do Comércio, Edvaldo José dos Santos, que também representou a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna citou que a questão do aeroporto foi discutida na instalação recente do Conselho Municipal de Turismo. Disse ainda que o aeródromo é essencial para fortalecimento de Itabuna como um pólo regional turismo de negócios. Com o aeroporto reativado, a cidade pode receber investimentos de empresas aéreas e de manutenção.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)