Segundo informações da Secretaria de Educação (Seduc) a avaliação do projeto no Município é positiva porque tem conseguido passar uma nova concepção de alimentação para o estudante. O bom funcionamento também se deve a parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) que faz o diagnóstico inicial da criança, e da Coordenação de Agricultura, que fornece as sementes e adubo orgânico para a concepção da horta.
De acordo com Ana Lúcia da Silva Mota, multiplicadora da escola Luís Pereira, o projeto tem proporcionado aos jovens mudanças no hábito alimentar e na higienização, “a exemplo de como lavar as mãos antes de comer”, disse. Para ela, a horta significa um espaço extra-pedagógico onde as crianças adquirem mais habilidade, com alegria e integração. As escolas beneficiadas são Virginia Reis Tude, Luís Pereira, Monteiro Lobato, Jardim Santo Antonio, Coqueiro de Arembepe, além de Marquês de Abrantes, Cajazeira de Abrantes, Sônia Regina, Conceição de Maria e Parque Verde.
Na Bahia, 12 municípios são contemplados pelo projeto. Além de Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Entre Rios, Inhambupe, Itacaré, Macaúbas, Mata de São João, Piripá Santo Amaro, Serra do Ramalho e Vitória da Conquista. Este ano o projeto será implantado em Lauro de Freitas, Serrinha, Valente, Conde, Manuel Vitorino, Serra Preta, Coronel João de Sá, Governador Mangabeira, Pilão Arcado, e Porto Seguro.
O Educando com a Horta tem a parceria da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)