O plano garante ao município acesso aos recursos Federais para construção de novas casas populares.
A primeira reunião popular que marca o início da elaboração Plano de Habitação de Interesse Social – PLHIS do município de Caculé aconteceu na Câmara de Vereadores, no dia 15 de abril. A reunião foi dirigida pela OSCIP - Direito à Justiça, que foi a vencedora da licitação, na modalidade Tomada de Preço, nº 01/2009, para auxiliar o município de Caculé na elaboração deste plano.
O Plano Habitacional de Interesse Social foi criado no ano de 2005 pelo Ministério das Cidades com o intuito de planejar o setor habitacional e garantir moradia digna para todos. O Plano indicará a política habitacional do município.
Levando em consideração que agora, os municípios só terão acesso aos recursos Federais para construção de novas casas populares se tiverem o seu plano habitacional, o Governo de Caculé já iniciou essa elaboração, que conta com planejamento e participação popular. O Planejamento inclui a Proposta Metodológica, já apresentada na reunião do dia 15 de abril, o Diagnóstico do Setor Habitacional e a montagem de Plano de Ação. Em todas as fases, a participação da população é fundamental, é a população que acompanha, sugere, vota e aprova o PLHIS - Plano Habitacional de Interesse Social. (Fonte: Ascim da Prefeitura de Caculé)