Becos alternativos desafogam e inovam o circuito do Alafolia 2009

O Alafolia – Carnaval fora de época de Alagoinhas -, que vai acontecer de 30 de abril a 03 de maio, está de cara nova, para a alegria dos foliões que não dispensam uma boa festa regada a muita música, ginga e animação. Além das 40 atrações que inclui nomes de peso como Jammil, Tatau e Banda Eva, o Alafolia 2009 inova com a criação dos becos alusivos a vários ritmos musicais, que vai do Techno - localizado na Conselheiro Moura - ao Beco do Forró, na Rua Rodrigues Lima, passando pelo Beco do Arrocha, na Manoel Vitorino. Todos com a participação de artistas locais.

O tema do Alafolia é o “Samba reggae” e o homenageado é Neguinho do Samba, inventor da batida percussiva do samba reggae e um dos fundadores do Olodum. Na largada da folia, que acontece às 19 horas de quinta-feira, 30, além da homenagem a Neguinho do Samba será realizado um grande cortejo com entidades afro-culturais de Alagoinhas e região.

A festa, comandada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Secel, que tem como titular Luiz Ornellas, conhecido como “Barão”, contará com artistas e bandas renomadas da música baiana, a exemplo da Banda Didá, Vixe Mainha, Luís Caldas, Jau, Adão Negro, Assombra, Banda Eva, Voa Dois, Negra Cor, Fantasmão, Saia Rodada, Guigui Gueto, Pagodart, Cocha Bamba, Black Style, Motumbá, Psirico, entre outras atrações.

A secretária de Integração e coordenadora do Alafolia, Iamara Andrade, afirma que os becos, além de gerarem alternativas para os que não curtem os decibéis dos trios, vão servir para desafogar o circuito e garantir diversão para públicos específicos. Também será montado ainda fora do circuito, ao lado da pista de skate em frente ao Estádio Antônio Carneiro, um palco alternativo com estilos e sons para o público do hip hop, rock, reggae, atendendo a uma gama de pessoas diferenciadas que curtem esses sons.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas, será criada ainda a arquibancada popular, inédita na folia, possibilitando aos foliões diversão com mais segurança e comodidade. A Semas está estudando de que forma será feita a troca dos ingresso que darão acesso à arquibancada. Além de camarotes confortáveis dotados com total infra-estrutura, serão instalados banheiros químicos, praças de alimentação e ambulantes padronizados para uma melhor identificação.

A segurança será feita com o apoio das polícias Civil e Militar, que utilizarão um novo sistema de monitoramento através de câmeras filmadoras em locais estratégicos do circuito, garantindo tranqüilidade ao folião. O prefeito Paulo Cezar, o secretário de Governo, João Rabelo, e vereadores do município, já se reuniram com o comandante-geral da Polícia Militar, Nilton Régis Mascarenhas, que garantiu policiamento exemplar durante o Alafolia.

O sistema de monitoramento será o mesmo instalado no Carnaval de Salvador e que estará na micareta de Feira de Santana, e inclui câmeras e moderno processo eletrônico, inclusive com sistema GPS, permitindo que as tropas sejam informadas sobre atos de violência.

Cobertura - Os principais veículos de comunicação da Bahia e Sergipe estarão presentes no evento. Já estão confirmadas a cobertura da Tribuna da Bahia, TV Subaé, TV Band e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Ascom, articula a presença de colunistas e jornalistas da área cultural. De acordo com o prefeito Paulo Cezar, apesar do momento de crise, o poder executivo e o povo de Alagoinhas estão unidos a várias empresas privadas e ao Governo do Estado para o resgate da festa, que já foi considerada uma das mais glamourosas da Bahia.

Paulo Cezar destacou a importância do Alafolia na reafirmação cultural local e também na geração de emprego e renda. “Esperamos realizar uma festa que possa realmente engrandecer a cidade. É importante frisar que temos apenas três meses de governo”, concluiu o prefeito. Iamara Andrade fez questão de salientar que este é um grande desafio para o governo realizar a festa nesse momento de crise não só na administração pública, como também no setor privado. “Tudo está sendo feito com responsabilidade, e vai trazer um retorno significativo para o município em relação ao potencial turístico, um marco que insere Alagoinhas no calendário das maiores festas do estado”, disse Iamara Andrade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas)