Território de Itaparica promoveu encontro para debater desenvolvimento

Prefeitos, secretários municipais, representantes do governo estadual e federal, além de gestores e lideranças dos 14 municípios que integram o Território Piemonte do Paraguaçu estiveram reunidos na última quinta-feira (dia 26) em Rafael Jambeiro para debater e buscar fortalecer o desenvolvimento territorial. As ações desenvolvidas pelas secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Desenvolvimento Urbano foram destacadas pelos secretários Ildes Ferreira e Afonso Florense, que compareceram ao encontro.

O secretário Ildes Ferreira destacou a ampliação do acesso às tecnologias da informação e comunicação com a implantação dos Centros Digitais de Cidadania. “O programa de inclusão sociodigital do governo da Bahia é considerado o maior do Brasil e conquistou importantes premiações nacionais no ano passado”, disse. Os Centros Digitais de Cidadania (CDCs) são salas com 10 computadores conectados à internet banda larga e equipados com softwares livres. “Estamos implantando CDCs em todos os 417 municípios baianos e com isso retirando a Bahia da incômoda 20ª colocação entre os estados da federação em inclusão digital”, completou Ferreira.
Um dos temas relevantes abordados diz respeito à gestão de resíduos sólidos. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, apesar de essa gestão ser de responsabilidade dos municípios, o Estado tem estimulado a formação de consórcios públicos envolvendo municípios próximos que possam obter ganhos de escala e maior apuro técnico no manejo do lixo a partir de uma ação cooperada já que, em geral, as prefeituras carecem de recursos para manter aterros sanitários em condições dignas de funcionamento.
O articulador do território, Valmir Macedo de Souza, disse que o encontro foi concebido para que os prefeitos e gestores conheçam, com detalhes, os programas sociais do Governo do Estado, a fim de que possam se habilitar a levá-los para os seus municípios. Já a prefeita de Rafael jambeiro, Cibele Oliveira de Carvalho, anfitriã do evento, afirmou que o encontro foi uma boa oportunidade para os prefeitos e gestores discutirem propostas de planejamento e gestão do desenvolvimento territorial sustentável e a aplicação dos recursos disponíveis para os municípios do território. Além de Rafael Jambeiro, o Território do Piemonte do Paraguaçu é compostou por Santa Terezinha, Itatim, Iaçu, Itaberaba, Boa Vista do tupim, Itaquara, Lajedinho, Rui Barbosa, Macajuba, Mundo Novo, Piritiba, Tapiramutá e Miguel Calmon. (Fonte: Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia).