Prefeitura doa terreno para construção de unidade do antigo Cefet em Ilhéus

“Até o final deste semestre, estaremos dando início às obras de construção desse importante projeto para a região”. Essa é a expectativa da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antigo Centro de Federal de Educação - Cefet), Aurina Oliveira Santana, para o início das obras da sede do Campi de Ilhéus. Aurina esteve na cidade para acompanhar a assinatura de doação do terreno para a construção do Cefet, feita pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, na companhia de secretários municipais e assessores.


Durante a visita, a diretora geral comentou a importância da implantação do centro na cidade. “Ilhéus é uma das cidades-pólo do estado e não podia deixar de ser contemplada com esta iniciativa, que será referência para a região”, afirmou a reitora. O local será construído sob uma área de 4 hectares e está localizado na Vila Cachoeira, próximo ao Banco da Vitória. De acordo com Lima, a intenção do governo é possibilitar uma qualificação profissional de qualidade e com reconhecida em todo país. “Esperamos que essa iniciativa possa beneficiar diretamente toda a população regional”.

A implantação dos cursos no Campi local do Insituto Federal local, explica, Aurina Oliveira, será escolhida mediante audiências públicas, a serem realizadas em Ilhéus ainda neste semestre. “Nossa intenção é formalizar um diálogo com a sociedade, levando em consideração o fato de Ilhéus abrigar um Pólo Industrial de grande relevância para o país, para formamos a programação de cursos a serem oferecidos”, salientou. Assim como nas demais unidades, o campi de Ilhéus contará em sua estrutura com salas de aula, laboratório, setor administrativo, auditório, área recreativa e de lazer, entre outros.

Entenda o que é um Instituto Federal – Na Bahia, o Centro Federal de Educação Tecnológica foi inaugurado, em 28 de setembro de 1993, pela Lei 8.711. Com a publicação da Lei nº 11.892, sancionada pelo presidente Lula, em 29 de dezembro de 2008, todos os Cefets passaram a ser Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com isso, o CEFET-BA, instituído em 1993, passa à denominação de Instituto Federal da Bahia, que será formado por 16 Campi até 2010.

A entidade oferece gratuitamente educação tecnológica profissional em todos os níveis: básico (cursos de qualificação, requalificação e reprofissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio), tecnológico (correspondente ao nível superior na área tecnológica), superior (graduação e pós-graduação) e o Ensino Médio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).