“Espicha Verão” será realizado no sábado, dia 14, em Ilhéus

O Projeto “Espicha Verão”, realizado no ano passado em Salvador pela Bahiatursa com grande sucesso, estreará em Ilhéus no próximo sábado, dia 14, com uma vasta programação. A proposta da iniciativa é atrair e prolongar o tempo de permanência do turista na cidade, criando um quarto mês de verão, sempre estimulado por pacotes turísticos mais baratos. Em Ilhéus, o projeto será desenvolvido na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, e contará com atividades sociais, culturais e esportivas. A previsão da secretaria municipal de Turismo, que em Ilhéus realiza o trabalho em parceria com a Bahiatursa, é de que cinco mil pessoas prestigiem o evento.


A infra-estrutura do “Espicha Verão” contará em Ilhéus, segundo o secretário de Turismo, Hermano Fahning, com postos de saúde dotados de ambulância, polícia civil, salva-vidas, corpo de bombeiros, guarda municipal, vigilância sanitária e informações turísticas. E mais: banheiros químicos, ordenamento de ambulantes, orientação de trânsito, serviços de proteção ao menor e ao visitante, linhas de transporte regulares, organização e fiscalização das áreas de estacionamento e barracas padronizadas voltadas para a venda, principalmente, de artesanato, comidas e bebidas típicas.

O “Espicha Verão” terá apresentações musicais, culturais e artísticas, a exemplo de homenagens ao Dia da Poesia e ao escritor Jorge Amado, bem como shows variados com músicos locais. A programação também contempla apresentações realizadas no Bataclan e na Casa dos Artistas, além de mostras de capoeira, samba de roda e terno de reis em outros espaços. O evento incluirá ainda uma homenagem à Academia de Letras de Ilhéus e um show poético-musical com o ator Jackson Costa. Por fim, entre várias outras atividades, alunos de escolas públicas e particulares serão acompanhados pelo grupo Chorinho do Brasil e pela Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéus.

Geração de renda – O Projeto “Espicha Verão” também contará em Ilhéus com uma significativa programação voltada para o esporte. Serão realizadas na avenida Soares Lopes diversas competições de surf, vôlei, futevôlei e futebol de praia. “Esta foi uma idéia que deu certo em Salvador. Por isso, nossa intenção é que, a exemplo dos demais municípios baianos participantes, Ilhéus também tenha a oportunidade de ampliar a sua alta temporada para, assim, seguir incrementando a sua geração de emprego e renda”, disse recentemente a presidente da Bahiatursa, Emília Silva.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).