Mulheres seguem sendo homenageadas em Ilhéus

Com a promoção de diversas atividades, as mulheres continuam sendo homenageadas em Ilhéus. Na próxima sexta-feira, dia 13, no auditório da Justiça Federal, localizado na rua Ministro José Cândido, será realizado o evento “Mulher, Política e Poder”, coordenado pelo Núcleo de Direitos Humanos de Penas Alternativas, do Governo do Estado, e Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Também na sexta-feira, a secretaria municipal de Saúde estará oferecendo importantes e variados serviços através da Feira de Saúde da Mulher, cujos estandes serão montados na rua Jorge Amado, uma das principais artérias do centro da cidade.

O primeiro evento, segundo seus coordenadores, tem a proposta de fomentar um grande debate sobre a participação da mulher na política e no poder, além de divulgar os programas sociais de atenção ao segmento. Após a abertura, a deputada estadual Ângela Sousa profere às 9 horas a palestra “Mulher, Política e Poder”, com a delegada da Mulher, Ângela Lopes, falando por volta das 9h45min sobre a “Violência contra a mulher no município de Ilhéus”. Em seguida, será oferecido às 10h30min um coffee break e realizada, às 11 horas, uma grande mesa redonda. No período da tarde, a programação traz às 14 horas atividades variadas, algumas de cunho informativo, como a divulgação das entidades que prestam serviços à mulher em Ilhéus. Às 15 horas, os participantes terão oportunidade de assistir uma apresentação teatral encenada pelo grupo Pré-idosos e, às 16 horas, show de encerramento da cantora Márcia Alencar. Promovido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Prefeitura de Ilhéus, o evento conta com os seguintes parceiros estratégicos: secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social e Trabalho, através do Cras, Peti e Pró-Jovem.
Já a Feira de Saúde da Mulher estará oferecendo das 8 às 18 horas uma série de serviços, como exames ginecológicos (papanicolau) e de mama (toque de mama), além de orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Durante o evento, as mulheres também terão a oportunidade de relaxar com sessões de massoterapia e cuidar da beleza, através de serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure. Nos estandes montados na rua Jorge Amado, centro da cidade, também serão oferecidos testes de HIV, cujo resultado será obtido em cerca de 15 minutos. Também serão realizadas coletas de sangue para a identificação de sífilis. Os técnicos realizarão ainda aconselhamento coletivo, com palestras variadas sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de diversificado material informativo.
Dia da Mulher – Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher homenageia os feitos sociais, políticos e econômicos alcançados pelas mulheres. A idéia da existência de um dia internacional foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o processo de industrialização e a expansão econômica que acabaram levando a inúmeros protestos sobre as condições de trabalho daquele tempo. Muitos deles deram origem ao ‘8 de março’, como, por exemplo, o de 1908, quando 15 mil mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e o direito ao voto. A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher aconteceu em 28 de Fevereiro de 1909, nos Estados Unidos da América. Já primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em 1910, na cidade de Copenhague, quando o Dia Internacional da Mulher foi finalmente estabelecido. De forma oficial, porém, o Dia Internacional da Mulher passou a integrar o calendário da ONU em 1975 (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).