Alunos especiais têm espaço na escola regular

Quem pensa que os alunos com dificuldade de aprendizado ou com deficiência só podem estudar em escolas especiais está muito enganado. Em Camaçari, há vários alunos com problemas visuais, auditivos e dificuldades para aprender matriculados nas escolas regulares.

Para Nívia Maria da Silva, professora de geografia, a participação dos pais no processo de ensino dos filhos é muito importante, principalmente no caso das crianças especiais. “Seria bom que os pais conversassem conosco sobre a deficiência dos filhos, até mesmo para nos ajudar a trabalhar com eles, mas, infelizmente, muitos só nos procuram para saber se o filho vai passar ou não de ano”.

A filha de Maria de Fátima as Silva, 37 anos, estudante da escola Cosme de Farias, apresentou dificuldade de aprendizado no ano passado. Logo que o problema foi identificado, os professores comunicaram e orientaram a mãe a procurar o Nuaps (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), que funciona na Cidade do Saber. “Gostei muito da iniciativa da escola, graça a eles, buscamos ajuda e a minha filha melhorou bastante na escola”.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)