Programa Cidadania Rural é lançado em São Domingos

Com o objetivo de apoiar e incentivar o produtor rural e os agricultores familiares, a prefeitura do município de São Domingos, lançou na manhã de segunda-feira (12), o Programa Cidadania Rural. O ato, que contou com a presença do deputado federal João Leão (PP), do prefeito do município de Valente, Ubaldino Amaral, do ex-prefeito de Conceição do Coité, Wellington Passos, (Tom), que representou o deputado estadual, Emério Resedá (PDT), vereadores, secretários, políticos da região e representantes de órgãos governamentais e ONGs, que serão parceiros, aconteceu no Clube de Campo em São Domingos.

O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que segundo o secretário Rubem Ribeiro, foi elaborado, ouvindo as entidades representativas do meio rural e as associações de moradores. "Teremos uma equipe técnica, com agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas, cujo objetivo é prestar um serviço que faça o produtor e agricultor familiar aumentar sua renda", relator o secretário durante a apresentação do programa.

Ainda segundo Ribeiro, serão muitas as ações a serem desenvolvidas pelo programa. Ele destacou a implantação de 250 hectares de palma forrageira nas pequenas propriedades rurais; a construção de barragens subterrâneas e cisternas; implantação de laticínio para aproveitamento de leite caprino e bovino e a realização de cursos, treinamentos, palestras e viagens de intercâmbio. O prefeito Izaque Júnior (DEM), falou durante seu pronunciamento, que o programa será executado com recursos próprios. "Vamos buscar os parceiros, pois nós queremos aumentar a renda dos agricultores e fortalecer essa cadeia econômica", afirmou o prefeito.

Segundo Júnior, São Domingos, apesar de ser um município que sofre com a irregularidade das chuvas, possui um contingente de produtores rurais que consegue conviver com o clima semi-árido, fazendo com que o município se destaque regionalmente no cultivo do sisal, na criação de ovinos, na produção de leite e na força do associativismo organizado. "Com o pouco, vamos construir muito", disse o chefe do executivo. Para o prefeito, foi na perspectiva de potencializar essas aptidões naturais do meio que a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, buscou o apoio das comunidades rurais e de outros parceiros, a exemplo do IDRSisal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CAR e SEBRAE, e criou o Programa Cidadania Rural.

O deputado federal João Leão (PP), saiu entusiasmado com o programa. Segundo ele, ao longo dos cinco mandatos parlamentar, vem buscando meios de realizar as verdadeiras transformações sociais que os municípios que ele representa. O parlamentar, durante seu pronunciamento, citou o exemplo dos trabalhos realizados no município de Barra, onde a pobreza no campo foi diminuída ao longo destes vinte anos que ele tem representação, com a implantação de projetos que criaram empregos e geraram renda no campo. "Parte do sucesso deste programa, são ações ligadas à juventude", lembrou Leão.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Genival Araújo Carneiro (DEM), um dos pontos que mais chamou atenção neste programa, é um suporte técnico que será criado para os agricultores aplicarem bem os seus recursos, gerando renda, pois "a riqueza das cidades vem do campo", lembrou. A vocação rural, muito forte, na opinião do prefeito de Valente, Ubaldino Amaral, necessita realmente do apoio do poder público, que "deverá caminhar lado a lado com as comunidades rurais". Ele lembrou que os governos devem incentivar e criar condições para manter o homem no campo, principalmente instalando energia elétrica, que gera desenvolvimento. "Em nosso caso (Valente), temos ainda 400 residências sem energia. Isto corresponde a 6% do município e estamos trabalhando para resolver esta questão ainda este ano", falou Amaral.

Exemplo de Coité - O representante do SEBRAE, José Raimundo, lembrou que durante a gestão do ex-prefeito de Conceição do Coité, Wellington Passos, Tom, foi realizado um trabalho desta natureza e houve um fortalecimento reconhecido da agricultura familiar. "É necessário voltar o programa Cabra Forte", lembrou o representante do SEBRAE. Para Tom, o programa vai dar certo, pois o prefeito Izaque Júnior é um homem determinado e com capacidade de atrair recursos. "Ele realiza um administração republicana e se relaciona bem com todos, inclusive com a oposição", destacou.

De acordo com o ex-prefeito de Conceição do Coité, nem sempre as obras físicas são importantes. Para ele é necessário investir nas pessoas e na transformação de suas vidas.

STTRAF - O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais e Agricultores Familiares, através do seu presidente, Nilton Santos, aderiram ao programa, "o momento não é de ideologia. É necessário sentar com quem está no poder e discutir políticas públicas que melhorem a vida dos trabalhadores", afirmou. Nilton deixou claro que é necessário investir em tecnologias, principalmente na lavoura do sisal, aumentando sua produtividade e baixando o custo para sua produção, consequentemente elevando sua renda. "É necessário acreditar no semi-árido", concluiu Santos.

Domingos Magalhães Neto, coordenador regional da CAR, gostou da iniciativa da prefeitura e lembrou que o primeiro exemplo de cidadania no campo foi dado pelo presidente Lula através dos seus vários programas. "A inclusão social se faz com programas em todos os níveis de governo, principalmente atuando em um segmento importante com é o do campo", lembrou Magalhães. (Fonte: Calila Noticias)