Programa amplia atenção a gestantes

A Secretaria de Assistência Social vem, por meio do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II, ampliando o Programa “Ei, Mamãe”, voltado ao atendimento de gestantes carentes. Segundo a diretora do Departamento, Eliomar Santana, para inclusão no cadastro a mulher deve estar entre o primeiro e o quinto mês de gestação, em situação de vulnerabilidade e risco social, ser inscrita no Bolsa Família e ter acompanhamento médico pré-natal pela Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

A diretora explica que o objetivo do programa é oferecer a gestantes carentes ações e serviços que proporcionem melhoria da qualidade de vida, visando a uma mudança da sua realidade social e econômica, com a oferta de atendimento psicológico individual ou em grupo e do encaminhamento à rede socioassistencial. O trabalho envolve ainda um ciclo de palestras educativas com estagiários dos cursos de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e educação física.

A diretora destaca ainda, como parte do programa, a distribuição do kit-bebê, contendo fraldas, banheira, alfazema, talco, saboneteira, mamadeira, roupas, oferecidas às gestantes com uma frequência mínima de 75% das palestras. Como forma de investir na auto-estima das mulheres atendidas, o programa inclui ainda a promoção de eventos em datas festivas, como Dia Internacional da Mulher, Páscoa e Dia das Mães, além de parcerias institucionais com a Universidade Estadual de Santa Cruz, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Unime.

O programa tem também parcerias com o Hospital Manoel Novaes, Centro de Referência Doutor Júlio Brito, Samu, Espaço Saúde, Pastoral da Família da Diocese de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, e com o Centro de Referência Especializada em Assistência Social. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)