Neste sábado, Mutirão da Dengue beneficiará o alto da Boa Vontade

O alto da Boa Vontade, localizado nas proximidades do Parque Infantil, Zona Norte de Ilhéus, será a próxima localidade beneficiada pelo Mutirão da Dengue, trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com as comunidades locais para combater os atuais índices de infestação da doença no município. A exemplo do que aconteceu nos dois mutirões anteriores, realizados nos altos do Carvalho e do Coqueiro, uma equipe da Prefeitura entregou ontem, quinta-feira (11), nos 1.144 domicílios do bairro, centenas de sacos plásticos de 100 litros para o acondicionamento de objetos e materiais capazes de contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Cumprindo a segunda etapa do Mutirão desta semana, no sábado, dia 13, a partir das 8 horas, cerca de 40 agentes de saúde estarão realizando a coleta do material reunido pela comunidade. O material em questão inclui, entre outros, latas, pneus, copos plásticos, lixeiras velhas, tampas de refrigerante, jarros, vasos de plantas, garrafas e embalagens diversas. O alto da Boa Vontade, que possui incidência de 25%, a segunda maior da cidade, também será beneficiado com a afixação de cartazes educativos e com a distribuição de centenas de panfletos.

O coordenador municipal de combate a dengue, Orlando Mendes, informa que os mutirões serão estendidos a várias outras localidades de Ilhéus, sempre levando em consideração os índices locais de infestação da doença. “Começamos no alto do Carvalho, que possui incidência de 29.5, a maior da cidade. No sábado passado, atuando de forma decrescente, trabalhamos o dia inteiro no alto do Coqueiro, que registrou incidência de 21.2. Lá, distribuímos centenas de panfletos e retiramos cerca de 800 quilos de material”, comenta o coordenador, enfatizando a parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e com a Colônia de Pesca Z-34. O grau de infestação da dengue é obtido por meio de um levantamento, envolvendo 100 domicílios, visando a coleta de larvas do mosquito transmissor.

Segundo os especialistas, entre as muitas dicas de prevenção, destacam-se as seguintes: evitar água parada; esvaziar e escovar paredes internas de recipientes que acumulam água; manter fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas; guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água; limpar, periodicamente, calhas de telhados, marquises e locais rebaixados; não cultivar plantas aquáticas; encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno; e manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e em bom funcionamento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)