Obras do Prédio do Fórum Eleitoral de Ilhéus seguem em reta final

Seguem em ritmo final as obras do Fórum Eleitoral de Ilhéus, localizado na Avenida Governador Roberto Santos, Esperança. Considerado um dos maiores do interior da Bahia, o prédio vem recebendo retoques finais e deve ser entregue à comunidade no próximo mês. O Fórum Eleitoral de Ilhéus é o décimo a ser construído no estado e possui 900 metros² de área total construída, incluindo depósito para os equipamentos, sala de treinamento e espaço adequado para o funcionamento dos cartórios eleitorais das duas zonas que funcionam na cidade, além de Central de Atendimento ao Público (CAP).

A sede própria visa sanar, definitivamente, com o problema de instalação da estrutura administrativa da Justiça Eleitoral em Ilhéus. Atualmente o cartório eleitoral funciona em salas cedidas pelo Judiciário Estadual, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro. Além de atender à comunidade ilheense, o Fórum irá prestar atendimento também às cidades circunvizinhas de Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré, funcionando como pólo regional. Na Bahia, as cidades de Barreiras, Juazeiro, Vitória da Conquista, Guanambi e Cruz das Almas contam com Fórum Eleitoral em sede própria. Já Alagoinhas, Feira de Santana, Jacobina, Camaçari e Jequié também iniciaram a construção de um prédio próprio para abrigar o Fórum Eleitoral.

Com o prédio, a estrutura da Justiça Eleitoral na cidade será ampliada e permitirá ainda uma grande economia com despesas de locação de imóveis para armazenamento de urnas e melhoria da logística das eleições, além de proporcionar condições necessárias para o atendimento de excelência e qualidade aos cidadãos. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ilhéus possui 126.569 eleitores, distribuídos em duas zonas eleitorais (25ª e 26ª) e é considerado o quinto maior colégio eleitoral da Bahia. O prédio integra plano de extensão do TRE. Já o terreno foi doado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, em abril do ano passado, com a anuência da Câmara Municipal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)