Educação inicia XXVI Jornada Pedagógica

Com o objetivo de avaliar as ações educativas ocorridas no ano letivo de 2009, bem como ampliar os conhecimentos para o planejamento escolar de 2010, a equipe da rede municipal de ensino está reunida na XXVI Jornada Pedagógica, que iniciou na segunda-feira (08) e se estende até 12 de fevereiro. Neste ano, a Secretaria da Educação (SEC) propôs como tema central “Direito à Educação: qualidade nos tempo e espaços escolares”.

Na solenidade de abertura, o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, ressaltou que os cinco dias de jornada serão momentos de integração, com propostas de debates para o desenvolvimento de uma educação cada vez mais de qualidade. “Nosso intuito é atender as demandas sociais e legais ligadas à educação, sempre respeitando os direitos, espaços e tempos dos educandos. Para alcançar estes objetivos, propomos um diálogo e uma soma de esforços com todos os profissionais da rede”, afirma o secretário.
Projetos – No primeiro dia de Jornada, Lisboa ainda deu informações sobre a aplicação dos recursos nos diversos programas de sua Secretaria e os trabalhos realizados no ano de 2009. Tiveram destaque as alterações promovidas na estrutura administrativa da Educação e melhorias na infraestrutura de muitas unidades escolares. “Melhoramos também a qualidade da alimentação escolar, promovemos reparos e reformas completas em várias escolas e renovamos a frota de veículos da Secretaria”, enfatizou. O secretário também comentou sobre as novas creches municipais (Gil Nunesmaia e Elzo Pinho de Magalhães), que começam a funcionar este ano. Ele informou ainda acerca da construção de mais duas unidades nos bairros Santa Inês e Nova Ferradas.
O secretário abordou também a elaboração do projeto de lei para escolha dos dirigentes municipais da educação. Outra proposta da SEC é a implantação, no Instituto Municipal de Educação Azia Maron (Imeam), da primeira escola em tempo integral, que vai se somar a mais 24 unidades escolares que também vão ter funcionamento especial. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)