Reunião detalha vacinação contra meningite em Camaçari

Camaçari está preparada para iniciar a campanha de vacinação contra a meningite meningocócica do tipo C, que começa sábado (30/01). Hoje (26/01), a Vigilância em Saúde do Município realizou uma reunião para informar como será o processo de imunização. O encontro aconteceu no auditório da Vigilância. O coordenador do setor, Marcos Nogueira, disse que será muito importante o apoio de todos os parceiros durante o processo de vacinação e que Camaçari conta com profissionais competentes para a iniciativa.


A enfermeira Carina Santana informou que o objetivo da vacinação é controlar o aumento de casos de doenças meningocócicas tipo C em Camaçari, na faixa etária de dois meses a cinco anos incompletos. Atualmente, o Município conta com 3.769 crianças com menos de um ano de idade e 17.542 com idade entre um e cinco anos incompletos. Além dos profissionais da unidade de saúde, cada um dos 19 postos em que acontecerá a vacinação terá um núcleo técnico, que servirá como referência para a unidade.

O grupo será formado por um médico, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, dois motoristas, um vigilante e dois policiais militares, supervisionados por um profissional da Vigilância em Saúde. Após a vacinação, a criança terá de ficar 30 minutos na unidade de saúde para observação. No caso de reações adversas, o atendimento será feito na própria unidade. Se o menor estiver febril no dia da vacinação, não poderá receber a dose. Estiveram presentes na reunião, profissionais da Sesau, Samu – 192, Conselho Regional de Enfermagem, Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria de Educação (Seduc), entre outros.

PONTOS - Na sede, a imunização acontece nas UBS do Gravatá, Camaçari de Dentro, Gleba E, Gleba B, Policlínica do Centro e Nova Aliança, além das Unidades de Saúde da Família (USF) de Buri Satuba, Novo Horizonte, Phoc 3, Verde Horizonte e Parafuso.

Já na orla, tem vacinação nas UBS de Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo e nas USF de Areias, Barra do Jacuípe, Barra de Pojuca, Jauá e Fonte da Caixa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)