Prefeitura de Juazeiro tem projeto aprovado e cadastra profissionais para Programa Segundo Tempo

O projeto da Prefeitura de Juazeiro para a realização do Programa Segundo Tempo foi contemplado pelo Ministério dos Esportes com 5 mil vagas para crianças e adolescentes e 50 núcleos distribuídos nos bairros e distritos da cidade. Para isso, profissionais de Educação Física e estudantes devem procurar a gerência de Esportes do Município, que fica localizada no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, no bairro Novo Encontro.

No Estado da Bahia, Juazeiro obteve o maior convênio, num planejamento de trabalho que considera todas as regiões do município, entre zona urbana e rural. A verba para a execução do Segundo Tempo é de R$ 1, 8 milhão. Neste momento, a gerência de Esportes recebe currículos de profissionais graduados ou estudantes de Educação Física a partir do quarto período para atuarem em variadas funções do programa como coordenação de núcleo e monitores de esporte.

“É uma prerrogativa do Ministério dos Esportes cadastrar apenas profissionais da área, pois estes atores conhecem o desenvolvimento da criança, sua capacidade de absorção de exercícios físicos, além de obter conhecimentos sobre formação de cidadãos. O objetivo do programa Segundo Tempo é o crescimento global dos jovens. Este é o principal pilar do programa”, enfatizou Gilberto Pacheco, gerente de Esportes de Juazeiro. Pacheco se refere às outras áreas do programa como artes, informática, dentre outras, que convergem para a construção da cidadania.

Há cerca de seis meses toda a equipe da gerência de Esportes esteve imbuída em retomar o programa, pois a cidade não participa do Segundo Tempo a quase quatro anos. Todo o processo burocrático foi cumprido, restando apenas a seleção dos profissionais cadastrados e o informe do Ministério dos Esportes para o início das atividades. (Prefeitura de Juazeiro)