Religião de Matriz Africana recebe apoio dos municípios

Na semana passada, o prefeito do município de São Felipe, Francisco Ferreira participou do lançamento do Projeto de Mapeamento dos Espaços de Religião de Matriz Africana, do Governo do Estado. Na ocasião esteve à secretária da Promoção da Igualdade Racial e de Gênero (SEPROMI) Luiza Bairros que explicou a finalidade e preocupação do Estado com a realização do programa. O evento aconteceu na Biblioteca Pública de Cruz das Almas.

Ainda estiveram presentes o prefeito de Cruz Almas, Orlando Filho, a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Paixão e representantes de religião de Matriz Africana de cidades do recôncavo e do Baixo Sul. São Felipe foi representado no seguimento por Eguiberto Moreira de Souza (conhecido por Bom Juá) de Vila Caraípe e Iza Antonia Santos, do povoado Bom Gosto.

Luiza Bairros ressaltou que o lançamento agiu dentro do compromisso de combater a intolerância religiosa. “Aqui é um chamamento para que todos os municípios dessas regiões sejam nossos parceiros, porque a partir dele esperamos que sejam apontados os caminhos a percorrer para que possamos contribuir com avanços dentro dessas comunidades”, disse a secretária de Estado.

Projeto - O objetivo do Mapeamento é localizar os espaços de Religião de Matriz Africana nos territórios de identidade do Baixo Sul e do Recôncavo, tendo em vista a elaboração de uma política estadual. Ele teve inicio em dezembro de 2009 e deverá ser concluído em 15 meses. Os dados coletados serão disponibilizados em uma publicação e na internet. ( Prefeitura de São Felipe)