Quase 100% dos Municípios registraram IGD saúde

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) comemora a marca de 99,04% dos Municípios que conseguiram atingir o mínimo de 20% dos dados que compõem o Índice de Gestão Descentralizada (IGD). As informações sobre as condicionalidades de saúde foram registradas pelos gestores municipais até o prazo estabelecido, e os Municípios receberão os recursos do Índice para auxílio na gestão do Programa Bolsa Família.

De acordo com levantamento feito pela CNM, somente 32 Municípios – 06% - não alcançaram o mínimo, por isso os recursos do IGD serão suspensos entre os meses de fevereiro e agosto deste ano. No segundo semestre de 2009, 54 prefeituras não atingiram o mínimo, portanto, o resultado deste período de coleta de dados é positivo.

Cabe ás prefeituras verificarem se os beneficiados pelo programa Bolsa Família estão cumprindo as condições para o recebimento do auxílio. As condicionalidades de saúde são: vacinação infantil, monitoramento do peso e medida das crianças e acompanhamento de pré-natal das gestantes.

A partir de agosto de 2010, se os 32 Municípios conseguirem obter o mínimo de 20% na coleta de informações entre fevereiro e julho deste ano, poderão voltar a receber os recursos do IGD. No caso das famílias que não cumprem as condicionalidades, o benefício pode ser cancelado. (CNM)