Novo coordenador em Poções quer Criação de Cooperativas

Assumiu na sexta-feira (08) o novo Coordenador das Associações do Município de Poções, Vilton Laudelino Silva, que antes era Chefe de Gabinete do Prefeito. A principal meta será organizar, legalizar e trazer os associados para ajudar o governo a projetar melhor as ações nas áreas urbanas e rurais do município.

Segundo Vilton Silva, em uma conversa com o prefeito Luciano Mascarenhas, ficou acertado o apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, e logo na primeira visita ao assentamento ASA em Morrinhos os associados receberam os primeiros benefícios do governo. “Os membros da associação de Morrinhos lançaram a idéia de criação de uma Cooperativa para o setor de hortifrutigranjeiros e Hortaliças de âmbito municipal e o prefeito Luciano Mascarenhas já deu o sinal verde para a criação da Cooperativa e já estamos elaborando estatuto e documentação necessária”, completou Vilton.

O Coordenador Vilton Silva disse que já conversou com o empresário Nelton Macêdo da Indústria Palmito Poções, que deseja produzir pepino, tomate e cebola em conserva e só faltava o produto no mercado de Poções e se prontificou em ajudar no fornecimento inicial de sementes e técnicos, que trabalham na sua Indústria para orientar os produtores na produção com qualidade. “Isso vai gerar emprego e renda para estes produtores, antes não poderiam plantar as culturas por falta de apoio e certeza de comercialização, agora com a ajuda do governo, dos empresários e a criança da Cooperativa, Poções volta a ser o pólo produtor destes produtos”, disse Vilton.

Vilton falou ainda da parceria com Marcos Neves, das Hortas Comunitárias, que pretende reativar as bancas no centro de abastecimento com os produtos orgânicos. Segundo ele o projeto da Capriovinocultura já está bem fomentado e na semana passada foi feito uma reunião com a participação do prefeito Luciano Mascarenhas e o Secretário Mateus Cruz com o professor Jurandir, da Uesb, que também passa a apoiar o projeto por ser viável para a zona da caatinga. (Ascom Prefeitura de Poções)