Municípios podem compartilhar experiências de gestão ambiental urbana

Os Municípios podem compartilhar ações de gestão ambiental urbana e colaborar com a construção de um banco de experiências. O objetivo é a construção de um banco de experiências vinculado aos instrumentos de gestão, planejamento e desenvolvimento, preferencialmente em áreas de preservação permanente inseridas no Meio Urbano. Como forma de enriquecimento da gestão ambiental em áreas de vulnerabilidade, uma chamada Pública foi divulgada.


A Ação PPA 8320 – Apoio à Gestão Ambiental em Áreas de Vulnerabilidade Ambiental dos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades deve promover apoio efetivo aos Municípios para o aperfeiçoamento da gestão ambiental urbana. O banco de experiências prevê uma gama de possibilidades e informações entre os Municípios, a partir do conhecimento das práticas adotadas, e assim proporcionar avanços na criação de instrumentos de gestão ambiental urbana.


De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a troca de experiências é importante para o fortalecimento dos Municípios. Ao compartilhar um conhecimento de soluções adotadas, os procedimentos podem ser adaptados por outras gestões municipais de acordo com a realidade local.


Interessados - Os Municípios interessados em enviar suas experiências deverão preencher o roteiro para inscrição, até o dia 25 de janeiro. As experiências serão analisadas por uma comissão julgadora – formada com profissionais da área – e três casos serão selecionados. Os três Municípios receberão certificado de reconhecimento de Boas Práticas em Gestão Ambiental Urbana. (Fonte: CNM)