Festa da Puxada do Mastro tem ponto alto neste fim de semana em Olivença

Considerado um dos mais importantes pontos turísticos de Ilhéus, a Estância Hidromineral de Olivença está localizada há aproximadamente quinze quilômetros ao sul da sede da cidade. Neste fim de semana, o local revive a tradicional festa da Puxada do Mastro. Absorvida pela Igreja Católica, a festividade foi iniciada pelos índios no século XVI, com o nome de “Corrida das Toras” e incorporada aos ritos religiosos dos padres jesuítas que chegaram no final do século XVI. Desde então, o rito presta homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e patrono da Associação de Machadeiros de Olivença.
Seguindo com a programação que começou no dia 02 deste mês, neste sábado (09) a festa se inicia às 05 da manhã com alvorada de fogos. Á noite acontece missa solene dos machadeiros, na Igreja Nossa Senhora da Escada, a partir das 19:30h e show com o cantor Nego Bigo, às 21h, no palco montando na praça Cláudio Magalhães, praça principal de Olivença. Logo após, é a vez da banda Batuk Bom agitar nativos e visitantes que devem lotar a estância para curtir a puxada.
O domingo (10) concentra o ponto alto da festa e também será iniciado com alvorada de fogos às 5 da manhã, seguida de feijoada entre os puxadores do grande mastro e do mastaréu – conhecido popularmente como pau dos meninos – e da benção. Ás 07:15h está previsto o início da saída dos puxadores em direção à mata de Ipanema, onde eles realizam o ritual da derrubada, por volta de 8h. O cortejo inicia o caminho de volta ao local da festa e faz parada para descanso na praia da Sirihyba, ainda na parte da manhã. Ás 15h está previsto a retomada do cortejo da puxada dos mastros. Na Praça Cláudio Magalhães, enquanto espera a chegada dos mastros, a turma curte o show da banda Sela de Cadeia.
Logo após, a banda Sambágua sobe ao palco e faz a alegria do público que vai curtir a festa. Ás 18h está prevista a chegada dos mastros à Praça Cláudio Magalhães, onde acontecem o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira no altar de São Sebastião, com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima e de autoridades municipais. Após as últimas atividades do rito, a festa será encerrada com o show da banda Zuzumbá.
A festa prossegue - Assim como nas demais edições, a festa da Puxada do Mastro prossegue com plantio de mudas diversas no dia 16 a partir das 8 da manhã, quando após o hasteamento das bandeiras, a comissão responsável pelo plantio sairá da Praça Cláudio Magalhães em direção à mata de Ipanema. Às 16h a comitiva retorna para o arreamento das bandeiras. Dia 17 a programação terá em sua programação procissão e missa com homenagem a São Sebastião, às 18:30h e benção do mastro, às 20h. O dia 20 marca o encerramento das festividades com levantamento do mastro com a bandeira de São Sebastião, às 16h, entre outras atividades. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)