Fundação Marimbeta incrementou metodologia aplicada em 2009

Resgatar o papel da instituição, realizando ações que contribuam para a permanência das crianças e adolescentes nas unidades. Esse foi o objetivo traçado pela Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e Adolescente – para o ano letivo de 2009. Neste sentido, a metodologia trabalhada envolveu conteúdos específicos das oficinas e alguns temas transversais, além da promoção de eventos, torneios e sorteios de brindes os quais motivaram a participação efetiva dos alunos nas aulas.

As atividades garantiram a formação teórica e prática de jovens entre sete e 17 anos que vivem em situação de risco pessoal e social. Assim, cerca de mil crianças e adolescentes, distribuídos nos cinco sítios localizados nos bairros: Antique, Fonseca, São Pedro, Santa Inês e Nova Ferradas, participaram de oficinas de artesanato, bijuteria, bordado, corte e costura (contando com equipamentos profissionais), dança, informática, esporte e lazer, serigrafia, judô e karatê, reciclagem de papel e artes verdes.

Uma programação especial foi realizada ao longo do ano, buscando elevar a autoestima e promover a integração dos assistidos, conforme informou o presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli. “Buscamos incrementar nossas atividades oferecendo aulas diferenciadas, que abrangeram teoria e prática, de modo que conseguimos motivar a frequência dos alunos nas oficinas”, destacou.

Atividades de destaque - Concurso de digitação e o Campeonato Intersítios de Informática movimentaram os alunos das oficinas de informática. Também os jovens dos cinco sítios participaram da 1ª Olimpíada Intersítios, realizada na Vila Olímpica com o objetivo de envolvê-los em práticas esportivas, incentivando a cooperação entre as equipes e uma maior interação entre os beneficiários. A Semana do Meio Ambiente foi outro evento que motivou o alunado na atividade de plantio de árvores, além de reservar um espaço na programação para o debate sobre a coleta seletiva de lixo.

O resultado dos produtos confeccionados pelos alunos nas oficinas de artesanato, bordado, bijuterias e corte e costura foram expostos na Exposição de Agropecuária e Feira de Negócios (Expofenita). O público também pode conferir o repertório do Coral do Sítio II (Fonseca), que chamou atenção pela diversidade musical. Após dois anos sem desfilar, os alunos participaram do Sete de Setembro, uma oportunidade encontrada pela direção da Marimbeta de incentivar o patriotismo.

As atividades não se restringiram apenas à juventude assistida na Fundação, mas abrangeram também as famílias. Para as mães, foi oferecida uma oficina especial de biscuit em comemoração ao Dia da Cidade e ainda encontros com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os quais abordavam temática relacionadas a família.

Toda a programação disponibilizada pela Marimbeta para os jovens itabunenses visa envolvê-los, no período diurno, em atividades da educação formal, de 1ª a 4ª série e nas oficinas oferecidas pela Fundação, destinadas à cultura e ao esporte, orientando também para formação profissional. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)