Bahia registra recorde no índice de vacinação contra aftosa

A agropecuária baiana começa o ano registrando um número recorde (97,04%) do rebanho imunizado contra a febre aftosa, em todo o estado, na segunda etapa da campanha de vacinação dos animais em 2009. O resultado inédito, divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), é o melhor desde 2000, quando foi criada a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
I
sso reflete, de acordo com a Adab, o esforço em conjunto entre criadores, associações, sindicatos, Governo do Estado e Ministério da Agricultura pela adesão ao Programa Nacional Contra a Febre Aftosa, além dos procedimentos de declaração da vacinação em todo o território baiano, cujo rebanho está estimado em cerca de 10,28 milhões de cabeças.

O destaque desta segunda etapa da campanha contra a febre aftosa vai para a Coordenadoria Regional de Paulo Afonso, com 99,3% dos animais imunizados. As coordenadorias de Itaberaba, Miguel Calmon, Irecê, Itabuna e Juazeiro alcançaram índices vacinais acima de 98%. Nas regionais da Adab de Barreiras, Feira de Santana e Santa Maria da Vitória, os índices foram superiores a 97%. Já em Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Jequié, Itapetinga e Guanambi, mais de 96% dos bovinos e bubalinos foram vacinados.