Prefeitura amplia atendimento para idosos e deficientes

Uma das prioridades do governo do Capitão Azevedo na área social tem sido a ampliação do atendimento aos idosos e deficientes, bem como aos moradores de rua, sendo estes últimos através de um trabalho de reinserção na família e na comunidade. O diretor do Departamento para Melhor Idade e Pessoas com Deficiência, Francisco Pereira, destaca como um dos pontos altos do programa o Plantão Social, que funciona das 8 às 14 horas e mantém um telefone para atendimento ao público: 3214 6359.

Para idosos e deficientes, o departamento tem agendado o encaminhamento de pessoas para o INSS, com hora marcada e criando facilidades ao acesso do sistema de benefícios continuados, explica Pereira. “Situações que envolvem moradores de rua são avaliadas e resolvidas através do Plantão Social, que encaminha pacientes para hospitais com apoio do Samu, acompanha o processo de internação, faz a localização da sua respectiva família e até ajuda a pessoa a retornar para a sua cidade quando não-residente em Itabuna”.

Ele explica que um levantamento mostra que apenas 30% dos moradores de rua são da própria cidade. As pessoas em situação de rua têm sido submetidas a triagem e encaminhadas para atendimento. “Elaboramos um projeto, junto ao governo federal, para implantação de uma casa de apoio para moradores de rua, mas enquanto isso não ocorre, estamos providenciando um abrigo provisório, com atendimento de saúde e todo o serviço social de acompanhamento”.

O departamento presta ainda apoio a idosos na obtenção do passe livre interestadual para viagens de ônibus, mediante apresentação de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3 x 4. As empresas de transporte de passageiros são obrigadas por lei a destinar dois assentos para idosos nas linhas interestaduais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)