Saúde em São Desidério avalia 2009

Coordenadores de saúde e membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) se reuniram na manhã do dia 22, para avaliar as ações de 2009 e planejar atividades para 2010. A última reunião do ano contou com a presença de mais de 20 representantes da sede e da zona rural de São Desidério. De acordo com a secretária de Saúde, Marizete Bastos, este foi um ano de muitas mudanças e ações. “Realizamos investimentos estruturais e obtivemos conquistas a exemplo da Casa de Apoio à Gestante, mas nossas principais ações estão relacionadas à prevenção de doenças”. Ela lembrou as reformas de postos de saúde em diversas localidades do município e da ampliação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida.

Cada coordenador apresentou um relatório sobre as atividades desenvolvidas em sua área. O diretor da Vigilância Sanitária, Ubirajara Marques, afirma que a reunião também foi importante para a socialização de informações. “Podemos conhecer um pouco da realidade de cada setor incluindo as atividades desenvolvidas nas comunidades, isso facilita nosso trabalho”.

A equipe também teve contato com o Plano Municipal de Saúde 2010/2013. O objetivo foi aproximar os profissionais das metas estabelecidas e buscar novas sugestões para incrementar o plano. “A presença dos conselheiros que são representantes do povo e dos profissionais que realizam os trabalhos do dia-a-dia é de suma importância, pois eles conhecem e identificam os problemas”, avaliou o especialista em saúde pública, Maurício Dias.

O trabalho e o empenho dos profissionais foram destacados pela secretária Marizete Bastos como responsáveis pelas conquistas alcançadas na área da saúde neste ano. No final do encontro cada servidor fez uma avaliação individual da contribuição para a melhoria da saúde pública de São Desidério. (Fonte: Ascom da Prefeitrura de São Desidério)