Portugal apresenta projeto a Camaçari

Uma nova seleção da oficina Bacantes: Uma Orgia do Poder, da Companhia de Teatro de Braga (CTB), sediada em Portugal, está prevista para acontecer em Camaçari até março de 2010. Esta será a segunda já realizada no Município. Durante o funcionamento do projeto de formação de atrizes e atores da entidade, artistas da Companhia também apresentam o espetáculo grego Bacantes e ministram oficina de teatro para os alunos da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Tâmara Thaís Amaral Silva e Alex Miranda, ex-alunos do Complexo contratados pela entidade, marcam presença na peça.

A proposta foi apresentada na última terça (29/09) pelos cônsules de Portugal e da Grécia, João Sabido Costa e Miriam de Almeida Souza, respectivamente, em reunião com o prefeito Luiz Caetano. A proposta é ampliar ainda mais as parcerias com Portugal. “Além da parceria econômica entre Portugal e Camaçari, onde funcionam o alguns empreendimentos, é importante estreitar relações no âmbito cultural, educacional e esportivo”, diz João Sabido Costa, que pela segunda vez visita Camaçari. “A Cidade do Saber tem uma estrutura fantástica, que equivale ao potencial industrial da cidade. Podemos utilizar esse espaço para outras atividades e com isso, ampliar as parcerias”, acrescenta, informado que esteve no local na data da inauguração, em março de 2007.
Interessado na implantação do projeto português em Camaçari, o prefeito Luiz Caetano lembrou dos investimentos em cultura e esporte, após a construção do Complexo. Atualmente, funcionam em Camaçari dois grandes empreendimentos português, o complexo hoteleiro Vila Galé e a Companhia Industrial Têxtil Codebrás. Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes, está em andamento, a obra de terraplanagem para construção do complexo turístico e imobiliário Quintas de Arembepe e da distribuidora de sucos San Miguel.

PARCERIA - Camaçari têm hoje dois jovens no elenco da Companhia de Teatro de Braga (CTB), em Portugal. Tâmara Thaís Amaral Silva, 20, e Alex Miranda, 26, foram os únicos representantes do Estado contratados pela entidade.
A seleção aconteceu ano passado, durante a oficina de teatro do clássico grego Bacantes: uma orgia do poder, ministrada pelo diretor português Rui Madeira. A atividade, que integra a Oficina para Escolha de Atores, Intercâmbio Brasil - Portugal, destacou artistas para um estágio de formação de seis meses junto à Companhia.
A iniciativa é resultado de intercâmbio entre as secretarias estadual e municipal da Cultura e a Cia de Teatro de Braga. O CTB está sediada no Theatro Circo, um dos grandes teatros de Portugal e referência no meio artístico. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).