Fórum de segurança e encontro de guardas municipais reúnem 400 pessoas em Ilhéus

Representantes das guardas municipais de várias cidades, como Valença, Itabuna, Jequié, Eunápolis e Teixeira de Freitas, participaram do II Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal e do I Encontro de Guardas Municipais da Bahia, realizados na última sexta-feira (24), no auditório do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus. O evento, que atraiu cerca de 400 pessoas, contou com as presenças do prefeito Newton Lima, do presidente da Câmara Municipal, Jaílson Nascimento, da titular da Delegacia da Mulher, Ângela Lopes, do coordenador nacional do Prosem e Anpuad, Marcos Vinícius, e do presidente do Sindguardas-Bahia, Pedro de Oliveira, além de representantes da Polícia Militar e da Polícia Federal, entre outros.


Em seu pronunciamento, o prefeito Newton Lima destacou a importância do Fórum, haja vista que “a segurança pública é hoje uma cobrança diária de todas as comunidades brasileiras, realidade reproduzida igualmente no Sul da Bahia, cuja população também sofre os efeitos danosos do crescimento da violência”. Sobre a Guarda Municipal, Newton reafirmou a importância da instituição para aumentar a tranquilidade das pessoas e construir municípios com uma melhor qualidade de vida. “Estamos abertos para fornecer instrumentos e viabilizar caminhos no sentido de que a nossa Guarda possa beneficiar ainda mais a população”, disse.

No decorrer do II Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal e do I Encontro de Guardas Municipais da Bahia, vários temas importantes foram debatidos, como as Guardas Municipais no contexto da Segurança Pública, As Guardas Municipais e o seu papel no Estatuto do Desarmamento, A Guarda Municipal e as polícias estaduais, a contribuição das Guardas Municipais frente a atual legislação e a regulamentação e o poder de polícia das Guardas. Os principais objetivos do evento foram discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança, difundir entre os organismos representativos da sociedade os conceitos que norteiam a eficácia dos serviços de uma Guarda Municipal, debater as formas de atuação e definir alternativas de planejamento e execução para a segurança municipal, entre outras.

O presidente do Sindguardas-Bahia, Pedro de Oliveira, informa que o prefeito Newton Lima autorizou a elaboração de um projeto que, uma vez concluído e devidamente aprovado, permitirá o recebimento de recursos do Ministério da Justiça. “Com isso, será possível a realização de vários investimentos na Guarda Municipal de Ilhéus, entre os quais um grande curso de formação, que incluirá, entre outros temas, a ministração de aulas de tiro”, acrescenta, ressaltando que em várias cidades do Brasil integrantes das Guardas já trabalham armados e contribuem, dessa forma, de forma mais efetiva com a Segurança Pública. “Para isso, bastam o curso de formação, uma avaliação psicológica e o porte de armas”, lembra, salientando que novos concursados para a Guarda de Ilhéus devem ser chamados nas próximas semanas.

Promoção, parcerias e apoios - Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, Câmara Municipal e Ministério da Justiça, o II Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal e o I Encontro de Guardas Municipais da Bahia foram promovidos pela Sindguardas Bahia. O evento contou ainda com o apoio da Guarda Municipal de Ilhéus, do Prosem (Promoção da Segurança Pública Municipal), Anpuad (Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas), Força Sindical – Sul Bahia e Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)