Órgãos de saúde trabalham em Ilhéus para acompanhar possíveis casos de Gripe Suína

A Secretaria de Saúde de Ilhéus, em parceria com a 6ª Dires e em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, vem desenvolvendo um cronograma de atividades com o objetivo de acompanhar os casos suspeitos da Gripe A, popularmente conhecida como Gripe Suína. Na última quarta-feira (22) foi realizada uma reunião no Hospital Geral Luiz Viana Filho com a presença de representantes dos principais órgãos envolvidos e do técnico da coordenação estadual das Vigilâncias de Emergências de Saúde Pública, Juarez Dias. Na oportunidade, foram definidos os papéis de cada instituição, visando o melhor acompanhamento de eventuais ocorrências no município.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo, foi realizada na manhã de sexta (24) em Ilhéus uma capacitação para técnicos dos laboratórios das instituições envolvidas. Já no próximo dia 7 de agosto acontecerá uma capacitação voltada para médicos, enfermeiros e técnicos de nível médio da cidade e dos municípios que integram a 6ª Dires. O chefe da Divisão de Vigilância da Saúde, Antônio Luiz Firmo, informa que, dos nove casos suspeitos até agora em Ilhéus, três tiveram seus materiais coletados. Um no Hospital Geral Luiz Viana Filho, dando negativo, e dois no Hospital São Rafael, em Salvador, com resultado positivo. “É importante dizer, entretanto, que os pacientes com resultado positivo para ‘Gripe A’ vieram da Argentina. Já os outros seis casos suspeitos não tiveram materiais coletados em função dos sintomas apresentados”.
A partir da identificação dos primeiros casos da “Gripe A” na Cidade do México, em abril passado, a doença vem se espalhando pelo mundo e assumindo as proporções de uma pandemia (epidemia de alcance mundial). Na Bahia, até o último dia 14, foram considerados como suspeitos 222 casos, com 29 confirmações e nenhum óbito. Já no Brasil, também até o dia 14 deste mês, foram registrados 1.027 casos e três óbitos. O Ministério da Saúde considera que a transmissão no país, até o momento, não apresenta evidências de transmissão do novo vírus de pessoa para pessoa, tendo em vista que todos os casos registrados têm vínculo epidemiológico com ocorrências importadas.
A Gripe A (Gripe Suína) é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). Os sintomas humanos são bastante parecidos com os da gripe comum, incluindo febre, tosse, dor de garganta, mialgias, coriza e espirros freqüentes. Este novo subtipo do vírus influenza é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, do espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)