Agricultura familiar é alvo de parceria

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico firmou convênio com o Banco do Brasil para prestação de assistência técnica aos produtores rurais, tendo como público alvo os beneficiários do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) de Mandiocultura. A parceria credencia o município como um órgão de assistência técnica oficial para a prestação de serviços de financiamento. A secretaria de agricultura fará o elo entre produtor e banco.


Segundo o gerente geral do Banco do Brasil de São Desidério, Carlos Henrique dos Santos, no primeiro momento cerca de 300 produtores serão atendidos. “Estimamos um investimento de R$ 900 mil”, disse. Ele conta também que a região é pioneira na promoção de convênio de prestação de assistência técnica entre o Banco do Brasil e municípios. “Estamos iniciando trabalhos de fundamental importância para a capacitação de produtores e o estabelecimento de um novo patamar no relacionamento entre o banco e o município”, acrescenta o gerente.

A secretaria dispõe de uma equipe de assistência técnica que presta serviços de apoio e acompanhamento aos projetos de agricultura familiar. Agora ela terá liberdade para elaborar projetos de captação de recursos financeiros aos pequenos produtores rurais que trabalham com a cultura de mandioca.

De acordo com o secretário de Agricultura, Genivaldo de Assis, os cadastros já estão sendo realizados. “Famílias de mais de 15 povoados estão cadastradas. A parceria veio para ajudar essas famílias a custearem sua produção”, afirma. A secretaria se responsabiliza também em acompanhar os produtores durante o período vigente do acordo e por meio de laudos técnicos manterá o banco informado sobre os trabalhos desenvolvidos. Outro serviço prestado será a orientação quanto às corretas práticas agroeconômicas. O produtor terá dois anos para pagar o valor financiado.

Além das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e Turismo e do Banco do Brasil, são parceiros do projeto a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), associações rurais e sindicatos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)